quinta-feira, 29 de maio de 2008

108 mil votos

Foto: Assessoria Alerj


Biografia do deputado estadual Álvaro Lins (PMDB), ex-chefe da Polícia Civil dos governos Garotinho e Rosinha, preso hoje, no Rio, em flagrante, denunciado por "lavagem de dinheiro, formação de quadrilha armada, facilitação de contrabando e corrupção passiva.
Abaixo, a biografia de Lins, que foi eleito em 2006 com 108 mil votos. O texto está no portal da Alerj.
O paraibano de João Pessoa, Álvaro Lins dos Santos, nascido em 04/07/1967, tornou-se delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro em 1997, quando foi aprovado em primeiro lugar no concurso público promovido pela instituição. Álvaro Lins, cuja família mudou-se para o Rio quando tinha apenas seis anos, cursou a Escola Superior de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - onde atingiu a patente de capitão - formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica, PUC/RJ, e concluiu o mestrado na Universidade Gama Filho, onde é professor de Direito Penal.
Na Polícia Civil, Álvaro Lins foi delegado da Divisão Anti-Sequestro, DAS e chefiou um das equipes responsáveis pela redução dessa modalidade criminosa em nosso estado. Foi promovido a Diretor de Planejamento da Secretaria de Segurança Pública e delegado titular da Polinter, onde bateu todos os recordes de prisões, e no ano de 2000, foi convidado pelo governador para assumir o cargo de chefe da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro.Em 2003, foi eleito presidente do Conselho nacional de Chefes de Polícia. Possui cursos de especialização na Itália, França, Estados Unidos e Canadá.
No final do ano de 2004, foi indicado pelas Organizações das Nações Unidas, ONU, como especialista da América latina no grupo especial que elaborou o Manual Internacional de Práticas Anti-Sequestros da organização.Por sua firme atuação na defesa do cidadão e no combate ao crime, Álvaro Lins foi homenageado com dezenas de condecorações, como por exemplo, as medalhas de Honra ao Mérito da Polícia Civil, do Pacificador do Exército e a Medalha sangue dos Heróis da FEB, as Ordens do Mérito do Mérito da Marinha e da Aeronáutica, o Colar do Mérito do Ministério Público do Rio de Janeiro, as Medalhas Tiradentes pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e Pedro Ernesto pela Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro e os títulos de Cidadão de Honra em 21 municípios.
No dia 31 de março de 2006, deixou a Chefia da Polícia Civil para candidatar-se ao cargo de deputado estadual pelo Rio de Janeiro, onde foi eleito com a expressiva marca de 108.652 votos.

Nenhum comentário: