domingo, 8 de março de 2009

O engano de Vidigal

O presidente do Cidac, Ranulfo Vidigal anda, na falta de argumentos, confundindo alhos com bugalhos.
Em entrevista do programa do chefe, o "Show do Garotinho", no último sábado, Vidigal perdeu a noção de contexto histórico e, ao tentar explicar o fiasco do portal de transparência de araque, pelo qual é um dos responsáveis, tentou atingir este simples blogueiro.
Ranulfo disse estranhar certas críticas feitas durante a semana e citou um dos críticos que, segundo ele, foi "meu contemporâneo como secretário e nunca ouvi ele defender transparência alguma".
Visto a carapuça. Dos blogueiros, sou o único que tem no currículo a contemporaneidade com Vidigal no governo municipal. Eu chefiava área de Comunicação Social e ele, secretário de Fazenda.
Fui (como consta, desde a criação deste Blog, em agosto de 2007, do meu perfil aqui ao lado), secretário de Comunição Social da Prefeitura de Campos entre 1990 e 1996, no primeiro governo Garotinho e na administração Sérgio Mendes. No entanto, naquela época não haviam os mecanismos de transparência das contas públicas como hoje e nem este assunto estava na pauta. A Internet, no Brasil, só começou a engatinhar em 1994 a própria Controladoria Geral da União (CCU) só foi criada em 2001 (aqui).
O presidente da Cidac foi duplamente infeliz: não explicou ao chefe porque o portal tem poucos dados (o próprio Garotinho também endossou as críticas), e fez uma cobrança descabida, até desleal a quem, desde o início, vem tentando colaborar, com sugestões de sites e até trocas de e-mails com sua assessoria, no sentido de aperfeiçoar o Portal da Transparência.

3 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita ánalise Ricardo.

Anônimo disse...

Caro Ricardo, você nunca negou a sua participação no Governo Garotinho(Muda Campos). Quanto aos comentários radiofônicos, você sabe como funciona a cabeça do ex-prefeito.
Infelizmente, o nosso município perdeu uma grande chance de romper não só com Garotinho, mas também com Arnaldo, Mocaiber, Sérgio Mendes etc.
Entretanto, não temos grupos políticos que desejam mudanças.
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Como não estão correspondendo no trabalho à frente das pastas, alguns secretários tentam crescer criticando os outros. Foi ridículo o que Rosângela Tavares fez com Franklin Cherene no programa de Garotinho, insinuando que ele tinha acordos para não dar andamento nos processos da aguas do paraíba. Eles sabem que Garotinho não abre o programa para debates, por isso criticam indiscriminadamente, pois sabem que não terão resposta.