quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Rolo compressor" do governo derrota qualquer tentativa de minimizar prejuízos do RJ e ES


Capitaneados pelos líderes do Governo, Romero Juncá, e do PMDB, Renan Calheiros, o Senado Federal derrotou todas as emendas, substitutivos e destaques que poderiam minimizar os prejuízos dos estados produtores de petróleo com a nova distribuição dos royalties do petróleo.O texto aprovado há pouco segue agora para tramitação na Câmara.
Os seis senadores do Rio e Espírito Santo, Francisco Dornelles, Lindberg Farias, Marcelo Crivella, Ricardo Ferraço, Ana Rita e Magno Malta, lutaram como leões, mas o rolo compressor do governo federal não permitiu que a União abrisse mão de recursos para compensar os estados.
Como Jucá e Calheiros (ele mesmo!!!!) não fazem nada sem de Dilma, estende-se à presidenta o mérito da derrota dos estados produtores.
O caminho agora é o STF.

Um comentário:

Avelino Ferreira disse...

Ricardo,
meu irmão!

"Lutaram bravamente" é meio fantasioso. Nós sabemos que, no teatro, durante um pequeno espaço de tempo, podemos representar qualquer papel. Mas, ao acabar a sessão, vamos ao barzinho tomar uma cerveja e jogar conversa fora. Simples assim. No caso dos royalties, esses senadores que você cita como "leões", já sabiam que, no voto, o resultado seria o que foi. O esperneio é pra galera. A luta desses senadores deveria ser encetada muito antes, não só nas ruas, como junto ao Governo Federal para que a discussão sobre o pré-sal não incluísse os contratos já firmados. Agora, eles sentem que "cumpriram o seu dever" e o problema agora é com os deputados na Câmara. Como vamos perder porque assim Dilma quer, o embate será travado no STF, que não terá coragem de votar contra o Governo Federal nessa questão. Por isso tudo, Ricardo, por mais que se critique o GArotinho, estou com ele. Se vamos espernear, que seja nas várias frentes, inclusive nas ruas. A história não vai nos registrar como omissos.
Com admiração,
Avelino Ferreira