terça-feira, 6 de agosto de 2013

MÍDIA NINJA E REFLEXÕES SOBRE JORNALISMO


Íntegra da entrevista dos fundadores da Mídia NINJA ontem no Roda Viva. Pablo Capilé e Bruno Torruga, sabatinados por Eugênio Bucci, Alberto Dines e Mário Sérgio Conti, lavantaram várias reflexões que são imprescindíveis para entender e fazer jornalismo hoje.
Ouvir e refletir não resultam, obrigatoriamente em concordância com tudo.
O assunto deveria estar nas salas (as que ainda existem) dos cursos de jornalismo,

5 comentários:

HERVAL GUIMARÃES-INFO-ELETRO disse...

AUGUSTO NUNES SERÁ O NOVO APRESENTADOR DO PROGRAMA 'RODA VIVA' DA TV CULTURA

Uma ótima notícia para os telespectadores que terão o programa Roda Viva, da TV Cultura, sendo conduzido por um dos mais competentes jornalistas da grande imprensa brasileira: Augusto Nunes. E quem acompanha a coluna do jornalista no site da revista Veja pode ficar tranqüilos que o Augusto continuará com a coluna editando os seus excelentes textos.

Em boa hora a TV Cultura faz a coisa certa. Estaremos livres das ninjas e dos capilés, dos entrevistados de ocasião e dos entrevistadores militantes do esquerdismo delirante.

Com o Augusto Nunes conduzindo o programa voltarei a vê-lo.

Quem não está gostando da acertada decisão da emissora são os esbirros do PT que na esgotosfera tentam denegrir justamente um dos melhores jornalistas brasileiros, além de escritor de mão cheia, com texto excelente de estilo próprio e inconfundível.

http://goo.gl/q0XFk6

Flávia Ribeiro Nunes Pizelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia Ribeiro Nunes Pizelli disse...

Ricardo André Vasconcelos, que bom ver o seu blog. Ele é prova dos "novos tempos", em que é possível fazer jornalismo fora de um órgão oficial de imprensa. Obrigada, mesmo não sendo mais sua repórter continuo podendo aprender com você e seu jeito de fazer jornalismo.

Antônio Rangel disse...

Bem eu só tenho uma coisa a dizer.
De jornalismo o Mídia Ninja não tem
nada, é só ativismo político da esquerda.
Nada mais que isso.

Marcos Cintra disse...

Já faz alguns anos que acompanho o Roda Viva da TV Cultura, não sou um assíduo telespectador por motivos diversos, mas sempre que posso, ou quando me interessa a pauta do programa tento assistir.

Óbvio que o jornalismo da TV Cultura está "branqueando a chapa” já faz algum tempo. Desde o Jornal da Cultura que não é isento e "tratora" as notícias de forma a terraplanar assuntos de relevância, principalmente as que desabonam alguns governos. Quando falo alguns governos fica nítido que principalmente os dos Ratos Vermelhos.

Bem, voltando ao Roda Viva, sempre achei que a linha editorial deste programa é avermelhada, mas jamais imaginei que atingiriam o fundo do poço da imoralidade ideológica da forma que atingiram.

Nos últimos meses estão escancarando de vez, e nas últimas semanas, a coisa descambou.

O povo da esquerda está constantemente na pauta do programa sem a menor cerimônia, e para "não dar na vista" entre um vermelhinho e outro a direção do programa coloca algum entrevistado totalmente sem expressão ou relevância para a sociedade.

Bem, já vieram os "manifestantes" do movimento passe livre, o presidente do PT, e ontem o povo do Mídia Ninja.

Não que a pauta do jornal não tenha que trazer todas as tendências ideológicas que habitam a fauna política e social do país, mas tem que ter no mínimo a atitude de isenção em trazer jornalistas de outras vertentes para dar o contra ponto à entrevistas e não trazer mais jornalistas covardes ou assustados.

Ontem foi impressionante o que os "perguntadores" estavam cheios de dedos e cuidados nas perguntas feitas aos bate paus do PT.

Dois assuntos me chamaram a atenção, o primeiro foi sobre o patrocínio que o movimento vem recebendo da Petrobrás, e os entrevistados responderem que mesmo recebendo dinheiro da estatal tinham isenção suficiente para cobrar publicamente a empresa. Alguém já viu isso acontecer? Pois é...

E a outra sempre foi em relação as contas que o tal Capilé explicava na base do oba oba. As respostas mereciam maiores questionamentos ou explicação documentada, na base da boca, e se falando em grana pública, sem um questionamento sério tudo fica pra lá de obscuro…Como sempre...

E os entrevistadores passavam por cima sem esmiuçar o assunto. Um desserviço para a sociedade. Cheguei a perceber o incomodo e o receio estampado no rosto dos jornalistas, ficaram lá em um faz de conta odioso servindo de pano de fundo para a pregação ideológica de mais alguns vermelhinhos financiados com grana pública para trabalhar pró governo em vez de clarearem os assuntos e exporem as mazelas e manobras sempre entremeadas pelo rótulo de movimento social.

O orgulho em que os líderes do movimento se ufanavam de terem DEZ anos, é no mínimo preocupante, o movimento tem exatamente o mesmo tempo do governo mais corrupto da história deste país. E o engajamento político dessa turma é nítido, onde, na minha opinião, eles perdem representatividade e se subjugam aos sabores dos poderosos. O mídia NINJA, ontem no Roda Viva, assim como o Movimento Passe livre, mostraram suas caras, são bate paus ideológicos do governo e só estão aí porque a grana pública vem aos borbotões para manter os movimentos trabalhando a favor da ideologia e do projeto de poder do PT.

http://goo.gl/DM8pSg