sexta-feira, 29 de novembro de 2013

INCÊNDIO NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, EM SP

Incêndio atinge o auditório Simon Bolívar no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, região oste da capital paulista, na tarde desta sexta-feira (29)
Foto: Alex Silva/AE

O auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, foi atingido por um incêndio de grandes proporções na tarde desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros enviou 37 viaturas para o local. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, quatro pessoas, sendo dois bombeiros, ficaram gravemente feridas. As vítimas foram intoxicadas pela fumaça e encaminhadas para o Hospital das Clínicas e outros hospitais da região.
Segundo a assessoria do centro cultural, há suspeitas de que o incêndio começou com um curto-circuito em uma lâmpada de emergência no auditório por volta das 14h30. O fogo, então, se espalhou rapidamente pelo forro da sala de exibições. Poucas pessoas estavam no local na hora do incidente e conseguiram sair do edifício sem ferimentos.
Imagens registradas por helicópteros de emissoras de TV mostram que a fumaça se alastrou para a estação de metrô da Barra Funda, que fica ao lado do Memorial. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô não informaram nenhuma interferência no funcionamento dos sistemas. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Avenida Soares de Moura Andrade, sentido Lapa, foi interditada para que não atrapalhasse o trabalho dos bombeiros.
Obras - Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina foi projetado por Oscar Niemeyer e reúne o maior acervo de edificações assinadas pelo arquiteto na cidade de São Paulo. Foi o próprio Niemeyer quem  encomendou as obras de arte que dialogam com suas construções. É de sua autoria também a escultura Mão, a mais emblemática. Na lista de colaboradores ilustres, estão Candido Portinari e Tomie Ohtake.

(Da Veja on line)

Nenhum comentário: