terça-feira, 26 de novembro de 2013

VIDA DE NILO PEÇANHA NAS ESCADARIAS DA CÂMARA

Da Ascom/CMCG

Na quarta-feira (27), às 19h, a Câmara de Vereadores de Campos abre as portas mais uma vez para a cultura. Será encenada nas escadarias da Casa de Leis, a peça “A peleja do Doutor Nilo Peçanha contra o Dragão da Ignorância”. De autoria do dramaturgo e jornalista Winston Churchill e música de Átila Carvalho, a peça contará artisticamente a vida de Nilo Peçanha, único campista e primeiro negro  a assumir a Presidência da República.
O espetáculo terá duração de 41 minutos e a participação de 20 atores. Atriz de teatro desde os 9 anos de idade, Samila Jabor, 27 anos, integra o elenco.  No papel da ‘rainha ignorância’, ela representa a alta sociedade da época, que jamais aceitaria um negro no poder. “Será o dragão que vai pelejar com Nilo em nome da rainha. Está tudo lindo, inclusive o cenário e figurino, que são de Roney Brandão”.
Assessora cultural da Câmara, Nana Rangel disse que os ensaios têm acontecido todos os dias. “Há um mês que estamos ensaiando, mesmo em dias chuvosos”, afirmou.
Churchill considera Nilo um injustiçado pela história. “A obra dele é subdimensionada. Numa época em que no Brasil só se falava em formar “doutores”, já que só os filhos das classes abastadas tinham acesso aos estudos, Nilo percebeu que a industrialização era um caminho sem volta para o país, o que veio acontecer anos depois com Vargas. Foi então um visionário. Ele então criou os cursos técnicos, as escolas profissionalizantes, inclusive a Escola Técnica Federal de Campos (hoje Instituto Federal Fluminense), a época Escola de Aprendizes e Artífices, aonde Wilson Batista chegou a estudar”, disse.

Nenhum comentário: