segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PRODUTORES DE CANA PROTESTAM CONTRA VETO DE DILMA DE SUBSÍDIO PARA O SETOR

Da Folha on line (aqui)




Centenas de produtores de cana-de-açúcar do Norte Fluminense se reuniram na manhã desta segunda-feira (04), em uma manifestação em frente à Câmara Municipal de Campos. O ato teve início às 9h e foi realizado em repúdio ao veto da presidente Dilma Rousseff à emenda que prevê subsídio aos produtores do Estado do Rio de Janeiro, no valor de R$12 por tonelada na safra 2011/2012. A manifestação contou com a presença de vereadores da bancado do governo e de oposição, líderes dos produtores, representantes de associações e os deputados estadual Roberto Henriques, e federal Paulo Feijó. Ao todo, cerca de 350 pessoas se reuniram e o ato contou com um trio elétrico.
Durante a manifestação, o presidente da Associação dos Plantados de Cana (Asflucan) e Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Crespo, informou que o deputado federal Anthony Matheus iria discutir o assunto em uma reunião às 18h desta segunda-feira, com a presidente Dilma. Eduardo Crespo não descartou novas manifestações, caso a situação não seja revertida. “Podemos fazer manifestações mais agressivas, como fechar a BR 101, a Ponte Rio - Niterói ou até mesmo ir a Brasília”, explicou.
O presidente da Coagro, Frederico Paes, também participou da manifestação e criticou o veto. “O que Dilma vetou não foram 12%, não foi uma esmola por tonelada, mas foi literalmente a salvação da lavoura”, disse.
Segundo dados da Asflucan, a região Norte Fluminense possui 2.800 produtores, sendo 1.800 em Campos. Uma planilha da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), mostra que houve queda na produção de cana-de-açúcar no Estado no Rio de 13%, enquanto houve aumento no Nordeste, de 2,3%. Para Eduardo Crespo, os números mostram a necessidade da subvenção no Estado.

Lohaynne Gregório

Nenhum comentário: