domingo, 24 de agosto de 2014

LIRA NETO, AUTOR DA BIOGRAFIA MAIS RECENTE DE GETÚLIO, NESTA SEGUNDA-FEIRA, NO RODA VIVA

Lira Neto
Um dia depois de completar 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas, o Roda Viva entrevista o jornalista e escritor Lira Neto, autor da ambiciosa trilogia biográfica do político. O processo de pesquisa, a trajetória do ex-presidente e a sua representatividade para a história do Brasil são alguns dos assuntos do programa. A edição vai ao ar às 22h, ao vivo, na TV Cultura. A apresentação é do jornalista Augusto Nunes.
Nascido em Fortaleza e radicado em São Paulo, Lira Neto passou por redações como as do jornal O Povo e Diário do Nordeste. Fez parte da chamada poesia marginal do Ceará e trabalhou como coordenador editorial de companhias como a Contexto. Escreveu, entre outros livros, as biografias de Castelo Branco (Castello: A Marcha para a Ditadura), José de Alencar (O Inimigo do Rei), Maysa (Maysa: Só numa Multidão de Amores) e Padre Cícero (Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão), tornando-se um especialista no gênero.
No último dia 18, lançou Getúlio (1945 – 1954) – Da volta pela consagração popular ao suicídio, a última obra de uma trilogia de fôlego formada pelos títulos Getúlio (1882 - 1930) – Dos anos de formação à conquista do poder e Getúlio (1930 - 1945) - Do governo provisório à ditadura do Estado Novo.   
Participam da bancada desta edição Ana Weiss, editora de cultura da revista IstoÉ; Oscar Pilagallo, jornalista e escritor; Alberto Dines, editor do site e do programa de TV Observatório da Imprensa; Eleonora de Lucena, repórter especial do jornal Folha de S.Paulo; Maria Aparecida de Aquino, professora de história da USP. O programa ainda tem a participação fixa do cartunista Paulo Caruso.
 
TV Cultura

Nenhum comentário: