segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Eleição para Mesa da Câmara

Vocação de vereador é ser aliado do prefeito. Por isso, vai ser dificil para o candidato derrotado Arnaldo Vianna contar com maioria na Câmara Municipal para fazer oposição ao futuro governo Rosinha.
Na eleição do último dia 5, é verdade, aliados de Arnaldo elegeram uma aparente maioria entre os 17 vereadores, mas dificilmente consegue manter essa posição favorável até a eleição da Mesa Diretora da Câmara, no próximo dia 1 de janeiro. Para eleger a Mesa basta maioria simples, ou seja, nove votos. O grupo que tiver nove votos vai comandar a Câmara por dois anos e pode ajudar ou atrapalhar muito a vida da nova prefeita.
Aliados de Rosinha incontestes são sete; antigarotistas convictos são cinco ou seis (depende se quem vai assumir, se Ilsan Vianna ou Ederval Venâncio) e , digamos assim, avulsos ou abertos a uma conversa estariam outros quatro. Segundo meu juízo, as posições estão assim:
Pró-Rosinha
Nelson Nahim
Jorge Magal
Viera Reis
Kelinho
Papinha
Albertinho
Gil Viana
Antigarotistas
Marcos Bacellar
Dante Lucas
Renato Barbosa
Renato Matoso
Abdo Neme
Ilsan ou Ederval (*)
Não radicais ou tem conversa
D. Penha
Pé no Chão
Jorge Rangel
Altamir Bárbara
(*) Se Ilsan Vianna, que terá recurso julgaldo nos próximos dias no TSE, ficar com a vaga, o grupo antigarotista fica com seis vereadores, mas se Ederval tomar posse passa para a coluna dos que "tem conversa".
Atualização às 14h43 para alterar a posição de Gil Viana de acordo com informações do leitor Manoel Caetano, checada pelo Blog.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Gil Viana já pode ser visto como pró-Rosinha. Seu partido, o PSDC, apoiou a prefeita eleita no segundo turno e ele já estava ontem na comemoração.

Manoel Caetano disse...

Ricardo

Faço apenas uma correção no seu quadro. O vereador eleito Gil Viana sempre foi pró-Rosinha, embora seu partido tenha feito parte da coligação de Arnaldo. Se não me engano seu partido inclusive fechou com Rosinha no segundo turno.

Anônimo disse...

Dos novatos, apenas Rogério Matoso aparece como oposição,bom seria que o mesmo pudesse compor com Rosinha,caso não queira pelo menos espero que não dificulte o governo dela,vote no que for realmente importante para a cidade,isso é o que eu espera como seu eleitor.