terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Protesto no Cefet

Do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha do Cefet:



Acontece nesta terça-feira (13/01), às 15 horas, na unidade sede do antigo CEFET-Campos, atual Instituto Federal Fluminense (IFF), uma manifestação realizada pelos estudantes da instituição em defesa de acesso à arte, ciência e cultura e por melhorias na infra-estrutura do IFF. A manifestação é liderada pelo Grêmio Estudantil Nilo Peçanha (GENP) e acontecerá em frente à reitoria.

De acordo com Rafhael Victor, presidente do GENP, o objetivo é cobrar mais investimento na infra-estrutura do IFF e também sensibilizar a reitoria para viabilizar a participação de cerca de cem estudantes da instituição na 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontecerá de 20 à 25 de janeiro em Salvador.


Entre as principais reivindicações estão eleição direta para o representante discente no Conselho Diretor, a melhoria dos micródromos e também uma ampla discussão com o corpo discente sobre a transformação do CEFET em IFF.

Atualização às 19h57 para eliminação do terceiro parágrafo por solicitação da direção do Grêmio.

3 comentários:

Anônimo disse...

Enfim voltou o movimento estudantil no cefet! Parabéns a esse grêmio.

Anônimo disse...

Os estudantes só sabem gritar. Democracia nunca conheceram. É preciso ter voz ativa, Sra. Diretora, aliás, Reitora. Pode, tudo bem, não pode, deve ser dito na mesma intensidade do que qualquer liberação. Eles querem muito dinheiro, será que a Sra. não sacou isso?cuidado com a abertura das possibilidades.

Anônimo disse...

Ricardo André
A de se festejar o retorno a cena do velho movimento estudantil, que andou parado nos últimos anos. Porém, devemos registrar que ao que parece estão retornando pela porta dos fundos da cidadania, ou seja, querem dinheiro público para financiar o movimento.
Todo nós sabemos que qualquer movimento popular que conta com financiamento de entidades públicas ou privadas se torna “chapa branca”, para não desagradar os que lhe financiam e por conseguinte não perder a sua fonte de recursos.
Como antigo militante estudantil, que teve a honra de participar do mesmo nos anos finais da ditadura e também, do congresso da reconstrução da UNE, na mesma cidade para onde desejam viajar, Salvador, sugiro aos jovens companheiros que busquem os velhos métodos de arrecadação de fundos que sempre foram usados pelas gerações mais velhas de militantes, como por exemplo festas do diretório, pedágios nas ruas da cidade, banquinhas para aferir pressão , etc.
Certamente dá trabalho, mais o movimento e seus dirigentes e militantes não ficarão atrelados a ninguém e nem devendo favores, que certamente, em alguma hora vai ser cobrado.