domingo, 23 de maio de 2010

Exército cede área para IFF de Guarus

Finalmente a extensa área do 56º Batalhão de Infantaria, em Guarus, vai ter uma destinação útil. A boa notícia está no portal do IFF (aqui). Na semana passada a reitora do IFF, Cibele Daer e o diretor geral do campus Guarus, Leandro Crespo, foram recebidos em Brasília pelo general Gonçalves, no quartel-general do Exército (foto).
Durante a audiência, o General Gonçalves se comprometeu a editar uma portaria determinando a alienação da área até o próximo dia 15 de junho. Em contrapartida, o IF Fluminense vai viabilizar os recursos para a modernização do stand de tiros do 56º BI.
“Nossos esforços serão com o objetivo de viabilizar a cessão definitiva em breve. Assim, poderemos iniciar o processo de instalação do prédio administrativo de nossa Reitoria em Guarus e, também, o crescimento do nosso campus Guarus”, destacou Cibele Daher.

3 comentários:

Jean disse...

Caro Ricardo,

A notícia é ótima, porém existe um aspecto que mereceria, na minha opinião, melhor análise.
A motivação para eu escrever este comentário foi a redação do início da postagem.
Dizer que a área só terá destinação útil porque vai servir ao IFF e ao Ministério da Educação é ser, no mínimo, injusto.
Como ex-militar e tendo utilizado aquela mesma área para realização de exercícios físicos, exercícios de maneabilidade, de patrulha e até mesmo acampamentos, devo dizer que se a área não é mais bem aproveitada isso se deve à progressiva desvalorização do papel das forças armadas na formação da reserva brasileira, assim como na formação do cidadão e no aprimoramento de valores como respeito, probidade e moral, que são heranças que todo jovem leva para casa quando termina seu período de serviço militar.
O que deveria ser discutido é o papel das forças armadas para o país e o sucateamento que têm sofrido por parte do governo federal.
Tenho certeza que a área do 56º BI não é melhor aproveitada é porque faltam recursos, principalmente de ordem financeira.

Marcelo Bessa disse...

Oi, Ricardo.
Concordo com o Jean.
Abração!

Ricardo André Vasconcelos disse...

Obrigado Jean e Marcelo.
Eu falei sobre "destinação útil", por que há pelo menos 15 ou 20 anos por causa de redução orçamentária, o Exército Brasileiro vem reduzindo cada vez a importância do 56º BI.Acho que atualmente o contingente não chegue a 200 recrutas. Se chegar a tanto.
Por isso, aquele nobre espaço, na minha opinião, vinha tendo uma utilização abaixo de sua potencialidade. Daria um belíssimo parque público, mantendo o prédio histórico que foi sede da antiga remonta...
Com a cessão de 50 mil metros quadrados ao IFF, em troca de "recursos para modernização dos estandes de tiros", como diz a matéria do IFF, penso eu que será uma boa concialiação.
Um abraço e obrigado pela participação de vocês.