sexta-feira, 24 de setembro de 2010

STF adiada proclamação do resultado após 11 horas de julgamento

Sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Direto do Plenário: STF suspende julgamento do RE de Roriz
Os ministros do Supremo decidiram suspender a proclamação do resultado do Recurso Extraordinário (RE) 630147 após o empate em 5 a 5 no julgamento. O RE foi ajuizado na corte pela defesa de Joaquim Roriz, em um julgamento durou dois dias.
O recurso foi ajuizado para questionar decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu o registro de candidatura de Roriz com base na Lei Complementar (LC) 135/2010 – a chamada Lei da Ficha Limpa.
Votos
Votaram pelo desprovimento do RE, e consequentemente pelo indeferimento do registro de Joaquim Roriz, os ministros Ayres Britto (relator), Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski e Ellen Gracie.
Divergiram e votaram pelo provimento do recurso os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso.

Um comentário:

João Ventura disse...

Esses ministros mostraram um crasso desconhecimento de causa ao adiar o julgamento e discutir a questão assim.

É necessária uma ampla reforma no judiciário para evitar que novos episódios como estes, no qual não se sabe o que fazer durante um empate, venham a ocorrer.

Até o mais leigo dos cidadãos sabe que, após empate no tempo normal, vamos é pra prorrogação e, permanecendo o mesmo, seguiremos para a disputa de pênaltis!

Ou seja, juízes, que se dizem do mais alto gabarito não souberam aplicar a regra básica, elementar no caso de disputa de vagas...

Lamentável!