domingo, 2 de fevereiro de 2014

CINEASTA EDUARDO COUTINHO É ASSASSINADO NO RIO. FILHO É O PRINCIPAL SUSPEITO

De O Globo on line (aqui):

Publicado:
Atualizado:

O cineasta Eduardo Coutinho na última edição da Flip Foto: Léo Martins / O Globo

O cineasta Eduardo Coutinho na última edição da Flip Léo Martins / O Globo
RIO - O cineasta Eduardo Coutinho, de 81 anos, foi morto neste domingo, em sua casa, no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
O filho, que teria assassinado o pai a facadas, e a mulher de Coutinho estão internados no Hospital Miguel Couto. Mais informações em instantes.
Coutinho era considerado um dos maiores documentaristas do Brasil. Entre seus filmes de maior sucesso estão "Cabra Marcado para Morrer", "Edifício Master", "Jogo de Cena" e "Babilônia 2000". Em 2007, o cineasta foi premiado com o Kikito de Cristal.
Em junho passado, foi convidado, junto com José Padilha, a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar.
Amigos de Coutinho lamentam sua trágica morte, como o cineasta Cacá Diegues:
- Conheci o Eduardo Coutinho no CPC da UNE em 1962, quando produzimos junto o "5 x vezes Favela". Desde então ficamos muito amigos e comecei a acompanhar a carreira dele de perto. Foi um dos cineastas mais inteligentes que conheci e o maior documentarista que o Brasil já teve, sem dúvidas. Ele já tinha uma certa idade, mas se renovava sempre. Estou chocado, pois ele era uma pessoa absolutamente calma e tranquila. É uma perda muito grande para o cinema brasileiro.
O cineasta Silvio Tendler também falou sobre a importância de Coutinho para o cinema brasileiro:
- Seus filmes e suas lições de vida irão permanecer. Antes de ser documentarista, ele foi um grande roteirista, como por exemplo do "Dona Flor e seus dois maridos", de 1976. Sem sombra de dúvidas, foi um dos grandes cineastas que esse Brasil teve. Vai deixar uma grande saudade e lacuna. A violência com que ele morreu é o que me deixa mais chocado.

Nenhum comentário: