terça-feira, 20 de maio de 2014

A (IN)DEPENDÊNCIA DE ALEXANDRE TADEU

 

Vendo de longe é possível imaginar que o vereador Alexandre Tadeu (PRB), derrotado dentro da base governista na sua intenção de investigar denúncias de crimes ecológicos que teriam sido cometidos pela empresa Águas do Paraíba, poderia estar a um ou dois passos da oposição. Afinal, não foi eleito pela máquina garotista e sim graças à sua popularidade de seu bordão  "Eu tô contigo", o simpático, e às vezes contundente, apresentador do programa Balanço Geral, da TV Record e seus tentáculos na Igreja Universal. Olhando com mais reflexão a história não é bem assim.
Tadeu foi eleito vereador com  5.431 votos (segundo mais votado), apesar de estar na cidade há pouco tempo. Uma vitória e tanto., Hoje é apontado por várias pesquisas eleitorais com forte possibilidade de eleger-se deputado em outubro com o mesmo roteiro da eleição de 2012. Poderia, então, Tadeu prescindir da chancela do grupo político dominante e fazer carreira solo para, numa lance mais ousado, ser candidato à sucessão de Rosinha em 2016? 
Claro que sim, se fosse ele o dono de sua voz, o que não é.
A peça chave dessa história é a TV Record. Sem ela quem é Alexandre Tadeu, além de um bom apresentador? E a Record, como todas as demais emissoras locais e grande parte da mídia em geral, tem na Prefeitura de Campos, a maior anunciante, com um orçamento de R$ 15 milhões por ano e que distribui de acordo com a contrapartida que lhe convier. Centavo por centavo.
É aí que a porca torce o rabo e as boas intenções se juntam àquelas das quais o inferno anda cada vez mais atulhado.
 

Nenhum comentário: