domingo, 18 de maio de 2014

FERREIRA MACHADO SEM ELEVADOR E TOMÓGRAFO

                                                                                   Foto: Blog do Bastos

O Hospital Ferreira Machado está com os seus três elevadores quebrados, assim como o tomógrafo, o que criou uma situação delicadíssima neste final de semana. Os pacientes que saem do Centro Cirúrgico não podem ser transferidos para a  UTI que fica no segundo andar e qualquer remoção tem de ser feita em macas pelas escadas.
Aos parentes dos pacientes internados  no quarto andar, por exemplo, só restam as escadas.
Além disso o tomógrafo do Hospital, o maior do interior do Estado está quebrado. Pacientes internados cujo diagnóstico depende do aparelho estão sendo levados para o Hospital Geral de Guarus (HGG) .
A denúncia foi publicada ontem à tarde no Blog do médico Erik Schunk (aqui) e hoje virou notícia nacional no portal G1 e repercutida no Blog do Bastos (aqui).
Desde o ano passado, este Blog vem acompanhando aqui, aqui e aqui  as tentativas do Hospital adquirir novos elevadores.
Após alguns adiamentos, o processo licitatório foi concluído com a assinatura do contrato (veja publicação abaixo) com a empresa THYSSENKRUPP ELEVADORES S/A para fornecimento de instalação de três elevadores. O contrato, no valor de R$ 833.500,00 foi assinado em 24/02/2014 e até hoje não foi instalado nenhum dos elevadores.


Depoimento da ex-vereadora, professora e dirigente sindical, Odisséia Carvalho, postada em forma de comentário neste Blog:

Ricardo André Vasconcelos, fui testemunha desse descaso!Um amigo nosso Diego Azeredo,sofreu um acidente na sexta-feira e foi internado no Ferreira Machado.Posso afirmar que a equipe médica do hospital é de primeira linha,bem como o atendimento dos funcionários,mas a falta de estrutura,de condições de trabalho do FM é gritante.Diego só conseguiu ser removido para a UTI na tarde de sábado,após várias denúncias,devido ao não funcionamento do elevador.O tomógrafo continua quebrado,os pacientes são removidos para o HGG. Parecem duas realidades completamente diferentes,a nova UTI do Ferreira,com atendimento de primeiro mundo e as instalações restantes do hospital.Por incrível que pareça ,não possui rampa do térreo para o primeiro andar,somente do primeiro para o segundo ,onde fica a UTI.São gastos milhões na nossa cidade em eventos ,CEPOP,obras com indícios de superfaturamento e não priorizam a saúde.Vergonha!!

Licitação para compra de novo tomógrafo será dia 03 (do Blog do Bastos, comentário do leitor Paulo da Saúde):

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 009/2014
O Pregoeiro da Fundação Municipal de Saúde, com fulcro no art. 4º
da Lei 10.520/02, no uso de suas atribuições, torna público e comunica
aos interessados que fará realizar a licitação na Modalidade Pregão
Presencial nº 009/2014, conforme discriminado abaixo:
Objeto: Aquisição de equipamentos de Tomógrafo e Arco Cirúrgico
móvel.
Data e horário para a entrega dos documentos e Proposta Comercial:
03 de junho de 2014, às 09h30min (nove horas e trinta minutos).
O Edital poderá ser adquirido na sede da Prefeitura Municipal de
Campos dos Goytacazes, localizada à Rua Coronel Ponciano de Azeredo
Furtado, n° 47, Parque Santo Amaro, Campos dos Goytacazes,
RJ, telefone nº (22) 2733-7657, das 09h às 12h e das 14h às 17h, de
2ª a 6ª feira, exceto feriados do Município de Campos dos Goytacazes,
Estaduais e Nacionais, mediante requerimento em papel timbrado
da empresa e a entrega de 01 (uma) resma de papel A4.
Campos dos Goytacazes, 16 de maio de 2014.

Um comentário:

Blog da Odisséia disse...

Ricardo André Vasconcelos,fui testemunha desse descaso!Um amigo nosso Diego Azeredo,sofreu um acidente na sexta-feira e foi internado no Ferreira Machado.Posso afirmar que a equipe médica do hospital é de primeira linha,bem como o atendimento dos funcionários,mas a falta de estrutura,de condições de trabalho do FM é gritante.Diego só conseguiu ser removido para a UTI na tarde de sábado,após várias denúncias,devido ao não funcionamento do elevador.O tomógrafo continua quebrado,os pacientes são removidos para o HGG.Parecem duas realidades completamente diferentes,a nova UTI do Ferreira,com atendimento de primeiro mundo e as instalações restantes do hospital.Por incrível que pareça ,não possui rampa do térreo para o primeiro andar,somente do primeiro para o segundo ,onde fica a UTI.São gastos milhões na nossa cidade em eventos ,CEPOP,obras com indícios de superfaturamento e não priorizam a saúde.Vergonha!!