sexta-feira, 14 de agosto de 2015

VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO NESTE SÁBADO TERÁ 80 POLOS EM CAMPOS



Do Portal da SEcom/PMCG




Cerca de 80 polos de vacinação estarão funcionando das 8h às 17h, na abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, neste sábado (15). Neste dia acontecerá o Dia D de divulgação e mobilização nacional, mas o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, lembra que as ações prosseguem até o dia 31 de agosto. 
Unidades como as UBS Serrinha, Patronato São José, Poço Gordo, Pernambuca, Ribeiro do Amaro, Baixa Grande, Cambaíba, Poço Gordo, Correnteza, Espinho, Jardim Imperial, Lagoa das Pedras, Tira-Gosto, Marrecas, Mussurepe, Santa Ana, Turfe Clube, Santa Rosa, Retiro, Novo Mundo, entre outras, receberão as crianças de todo município. A expectativa é vacinar cerca de 30 mil crianças em Campos.
- O objetivo é promover a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente e evitar formação de bolsões de não vacinados, além de contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade – explicou Doutor Chicão.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, o grupo alvo da campanha para a poliomielite são as crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias). "Será utilizada a vacina oral poliomielite (VOP), que induz boa imunidade intestinal e humoral, confere proteção contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95%, com a administração de três doses", afirmou.
Já o público alvo da Campanha de Multivacinação inclui as crianças de zero a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, mantendo a eliminação de doenças, como sarampo e hepatites A e B. Pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves devem adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.




Por: Kamilla Uhl - Foto: Superintendência de Comunicação - 14/08/2015 17:22:28

Nenhum comentário: