sexta-feira, 20 de junho de 2008

Simon em vigília no Senado





(Da Agência Senado)


O bravo senador Pedro Simon (PMDB-RS) está se revezando na tribuna do Senado há mais de três horas com o senador Heráclito Fortes (DEM-PI). A sessão foi prorrogada por duas horas - até às 15h50 aguardando a chegada de mensagem do Executivo com autorização para contratação de empréstimo junto ao Banco Mundial no valor de US$ 1,1 bilhão para pagamento da dívida do estado.
O governo federal, de uma maneira triste e muito pequena, ridiculariza o Senado e o Rio Grande do Sul. Ridiculariza a nossa inteligência, debochando de uma maneira muito triste de todos nós", desabafou o senador Pedro Simon (PMDB-RS) ao subir pela segunda vez à tribuna na sexta-feira (20). Ele fez o novo pronunciamento após receber email da procuradora-geral adjunta substituta da Fazenda Nacional, Liana Veloso, informando que a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizando um empréstimo de UU$ 1,1 bilhão com o Banco Mundial, para o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul, só chegaria ao Senado após as 13h.
- A minha cópia eu desconheço, eu nego e rasgo e não tomo conhecimento, porque é debochar - criticou o senador pelo Rio Grande do Sul, que já pedira a prorrogação da sessão do Senado até a chegada do documento, anteriormente aguardado para até às 13h.
No email, Liana afirma que o parecer jurídico necessário para a celebração doacordo do empréstimo foi encaminhado às 10h35, por outro email, mas que ainda faltava o registro da Operação Financeira do Banco Central (ROF). Esclarece o texto que "Segundo informações do Estado, o registro da operação no ROF pelo estado do Rio Grande do Sul somente poderá ocorrer a partir das treze horas, uma vez que o Banco do Brasil precisa concluir a digitação da nova sistemática de pagamento, em razão das alterações nas condições financeiras do contrato".
- Se querem a autorização, dêem, se não querem, não dêem - avisou Simon, ao reafirmar da tribuna seu propósito de permanecer em pronunciamento até às 13 h.
Simon chegou a consultar o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) sobre as alternativas de encerrar a sessão plenária ou esperar até às 13h pelo documento. Diante da resposta do parlamentar pelo Piauí, de que "valia a pena esperar", Simon anunciou que prosseguiria seu pronunciamento até o horário anteriormente estipulado.
Durante esse tempo, o senador pelo Rio Grande do Sul fez várias críticas ao governo federal e ao próprio presidente da República.
- Nunca vivi momento tão triste como este, tão grosseiro e tão vulgar. O Lula está numa vaidade exagerada - afirmou Simon.
(Texto: Agência Senado)
(A sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Senado)

Nenhum comentário: