terça-feira, 3 de março de 2009

Exemplo de transparência

Para os que estão construindo o Portal da Transparência da Prefeitura de Campos, sugiro conhecer algumas experiências de outras cidades, como a de São Carlos (SP) (aqui) que, além de especificar as despesas dia a dia, valor por valor e credor por credor, empenho por empenho, publica até fotografias dos imóveis alugados pela municipalidade e os valores dos aluguéis.
Há exemplos também nas prefeituras de Campina Grande (PB) (aqui), Palmas (TO) (aqui) e outros, mas o que mais se aproxima, no meu entender, da transparência prometida e desejada é o implantado na Prefeitura de São Carlos.
Vou continuar pesquisando com o objetivo óbvio de colaborar para o aprimoramento do instrumento democrático do portal da transparência.

3 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Agora sim, vi uma crítica honesta. mas seria mais honrosa se não fizesse sua propaganda. A parte boa dos jumentinhos é que eles não fazem assim. Entende?

Isso se chama "orgulho". Você me desculpa, te respeito, mas estou sendo sincera com o que penso sobre transparência humildade, verdade.
Vejo pessoas anônimas em blogs descendo o pau. Mas não vão nas pessoas certas... E tudo com veneno.
Outra coisa, creio na imprensa verdadeira e não "oposição". Porque assim ela vai apenas ver o lado negativo e nunca chega nada a lugar nenhum. IMprensa para mim deve ser verdadeira. Apoiar os feitos certos e se opor aos erros sim.
E eu o faço agora porque não concordo com esta posição sua sobre imprensa. Mas te respeito.

Anônimo disse...

Excelente pesquisa. Esperamos que o governo local acate as sugestões e aja com a mesma transparência de outras cidades. Técnicos em informática capazes a gente sabe que a Secom tem. Agora vamos saber se há interesse.
Mãos à obra, pessoal.

Anônimo disse...

E, por falar em transparência, dever-se-ia colocar nesse Portal, todos os imóveis que a Prefeitura de Campos dos Goytacazes adquiriu nos últimos 10 anos. Como uma verdadeira imobiliária, a PMCG é proprietária de inúmeros imóveis. Também interessante saber os valores pelos quais foram adquiridos e as pessoas de quem foram adquiridos. Dizem que é coisa de corar qualquer face impura.

A hiena