sábado, 6 de dezembro de 2008

Diques clandestinos são crimes ambientais

2 comentários:

Paulo Lopes disse...

Agora tem que haver uma punição exemplar, pq eles devem ter sido o culpado por grandes perdas materiais, eles têm que sentir no bolso também.

Armandao.com disse...

http://blogdoarmandobarreto.blogspot.com/2008/12/grande-preocupao-do-pescador-esportivo.html


Enchente em Campos: Imbé-Canal das Flexas Complexo de vida ...


A grande preocupação do pescador Esportivo é a preservação do meio aquático onde pratica a atividade, e esta constância nestes locais nos fazem grande observador das alterações sofridas, principalmente as feitas pelo braço do bicho homem, no caso do grande dique construido à margem do Rio Ururaí, este com cerca de cinco metros de altura desde as vistas de Gurirí até a orla da Lagoa Feia, tive a oportunidade de oferrecer a denúncia em Reunião na sede da Secretaria do meio Ambiente a uns cinco meses atrás, o classifiquei de alteração criminosa ao meio ambiemte, diante de representantes da própria Secretaria, FEEMA, SERLA, BATALHÃO FLORESTAL, IBAMA, Defesa Civil, Secretaria de Agricultura, Presidentes de Associações de Pescadores Profissionais e artezanais de toda a região, a veêmencia com que defendi o meu ponto de vista infelizmente não serviu para sensibilizar e mobilizar todo o pessoal técnico presente.
Apenas dois ou tres líderes dos pescadores me acomanharam na preocupação com as consequencias da contrução do grande dique.
A inundação da localidade de Ururaí era tragédia anunciada e, infelizmente não levada a sério pelos orgãos "competentes" !
Agora vão explodir o dique e, pronto !
-Pronto nada , é só uma solução paliativa.....
Vem pela frente o Porto e o Complexo da Barra do Furado....
Para aumentar nossa preocupação:
Ontem eu subi o Rio, digo, o grande Lago do Imbé e me assustei com a devastação , árvores, apenas aquelas que observamos às margens, quando em busca de nossas adoradas e super esportivas Piabanhas, vistas de dentro da calha principal do Rio Imbé são apenas uma fina casca de proteção Ciliar; a navegação por cima da pastaria coberta por até 6 metros de água nos mostrou a cara da gigantesca devastação.
- há muito a ser recuperado, o que estamos vendo é só o aperitivo da ferocidade com que a natureza reage quando é agredida.
- A atitude para a reparação de mais este erro absurdo, tem que ser de agora; não há mais tempo pra Power Points e conversinhas acadêmicas
- é atitude e ação !

Armando Barreto