segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Produtores afetados pela enchente



Uma equipe de técnicos da Associação Fluminense dos Produtores de Cana, Asflucan e Cooplanta – Cooperativa gestora do Fundecana, está trabalhando na área rural dos municípios de Campos e São João da Barra avaliando os prejuízos nas lavouras devido à enchente. Pequenos produtores e usinas que estavam em processo de colheita perderam a cana tombada nas áreas de lavouras, com isso, segundo o presidente da Asflucan, Luiz Eduardo Crespo, algumas usinas interromperam o processo de moagem e ainda não sabem quando vão retomar a produção.

Com ações pontuais junto a equipes da SERLA mais algumas comportas da confluência dos canais Coqueiro, São Bento, Quitinguta e Caxexa, deverão ser abertas a qualquer momento, assim que a SERLA concluir o trabalho da construção da ecobarreira, para segurar a grande quantidade de vegetação flutuante presente nesses canais, que podem interromper o fluxo das águas nas comportas.

De acordo com relato dos produtores de cana, as ações dos governos municipais e do estado devem ser pontuais, principalmente as de escoamento das águas e prevenção, com a manutenção da limpeza dos canais, evitando até mesmo uma contribuição para proliferação do mosquito transmissor da dengue nas regiões alagadas.

_ O governador do Rio anunciou o plano verão com ações nos canais, mas estamos preocupados com a burocracia para liberação desses recursos. Estamos em estado de calamidade do Canal Campos Macaé para cima. Pedimos através de abaixo assinado no mês passado, a limpeza do Canal Saquarema na região de divisa com São João da Barra, ainda não obtivemos respostas, precisamos de ações emergenciais de manejo e as chuvas porque as fortes chuvas de verão ainda estão por vir, ou agora em dezembro ou em janeiro, a situação é preocupante, avalia o presidente da Asflucan, Eduardo Crespo.
(Da Ascom da Asflucan)

Nenhum comentário: