quarta-feira, 30 de abril de 2014

PROTESTOS E TENSÃO NA SEDE DA PMCG


Da Folha on line (aqui)

Rodoviários continuam protestos



Patrícia Barreto
Fotos: Patrícia Barreto
Rodoviários chegaram nesta manhã em passeata em frente à sede da Prefeitura. Antes, sob a Ponte Leonel Brizola, dois ônibus da empresa Brasil tiveram os pneus furados por manifestantes. Eles alegam que as linhas intermunicipais estão cobrando passagem social em trechos urbanos. Um dos coletivos transportava 40 passageiros, vindo de Cambuci para a cidade. Todos tiveram que descer. Segundo os rodoviários, o ônibus embarcou passageiros em Morro do Coco. A empresa negou.
Funcionários da Prefeitura não conseguem entrar para trabalhar. A Polícia Militar chegou ao local e foi recebida com vaias por alguns manifestantes. A polícia ameaça prender manifestantes por estarem impedindo o direito de ir e vir dos servidores.
Atualização:
Servidores da saúde pública se juntaram aos rodoviários na manifestação em frente à Prefeitura. Eles reivindicam o mesmo aumento salarial que os médicos tiveram em março. Os dois grupos fecharam a avenida Nilo Peçanha nos dois sentidos.
O secretário de Comunicação Social, Mauro Silva, sugeriu que uma comissão fosse formada para discutir as manifestações na Prefeitura. Os manifestantes não aceitaram e querem falar com a prefeita. Segundo a assessoria, ela não está na sede da Prefeitura.
Os servidores da área de saúde deixaram o local pouco depois das 11h. A avenida Nilo Peçanha foi liberada nos dois sentidos.
Representantes das empresas de ônibus e lideranças sindicais entraram pouco antes de meio-dia na Prefeitura para reunião com autoridades municipais. A imprensa acompanha.
Na reunião, secretários solicitaram que 30% da frota retorne, mas a proposta não foi aceita, sob alegação de insegurança. A PM informou que no dia da liminar viaturas estavam nas garagens das empresas para garantir a segurança, mas os grevistas argumentam que não haverá uma viatura para cada coletivo e, portanto, o clima de insegurança se manteria.
Foi solicitado um prazo de sete dias ao sindicato para conservar com os empresários e ministério do Trabalho, onde poderá ser firmado um TAC para o cumprimento das reivindicações da categoria.
A reunião na Prefeitura foi encerrada às 13h15. Os grevistas retornam ao sindicato e nova reunião acontece às 15h30.
30/04/2014 09:32 - Última atualização: 30/04/2014 13:20

Nenhum comentário: