sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Quem sabe em 2012?

A eleição já é daqui a dois dias e eu começo esta reflexão com apenas uma certeza: não voto em nenhum dos dois candidatos que polarizam a eleição para a Prefeitura de Campos.
Apesar de dezenas de "anônimos" que postam comentários neste Blog, ora atribuindo minha preferência por Arnaldo, ora por Rosinha, descarto ambas as opções.
Tento explicar: os dois são frutos da mesma árvore daninha que infesta a política desta cidade há quase duas décadas. Digo "quase" porque acredito, defendo e reitero, que o primeiro governo Garotinho foi um período politicamente rico. Não sei se pela empolgação daquele grupo de jovens, pela comparação com os governos anteriores ou a soma destes e outros fatores, acho que os dois últimos anos da década de oitenta e os primeiros da década seguinte, foram marcados pelo início de uma era que acabou não acontecendo. Uma promessa não cumprida, um sonho não realizado, um batizado findo em velório.
Foi como um rio que desce límpido da nascente para morrer num mar de esgoto.
Em algum momento daquele passado quase-remoto, os que defendiam a mudança decidiram superar nos erros daqueles a quem derrubaram com o discurso da moralidade e do combate da curriola. Substituíram, isso sim, os amadores pelos profissionais, alguns com phd e tudo...
E a curriola foi crescendo e se subdividindo em crias que buscaram caminhos próprios. Arnaldo Vianna foi o que teve mais competência para formar sua falange independente após romper com Garotinho. E ainda pariu cria própria, como o atual, ainda, prefeito Mocaiber.
Portanto, além das Hilux reluzentes de onde acenavam nas carreatas, Rosinha e Arnaldo têm muito mais em comum: ambos se alimentam politicamente da miséria alheia. São seqüestradores da cidadania, na medida em que buscam se manter no poder à custa do "tudo a R$ 1" ou dos vales, tíquetes, bolsas, empregos sem concurso e tudo o mais que pode ser trocado. É o voto pela benesse, mas de posse do mandato, de quem são as maiores e verdadeiras benesses?
Quem cresceu ouvindo que "voto branco vai para o governo" e que "anular o voto é se anular", fica com a reflexão embotada. Mas é preciso enfrentar essa reflexão, que divido aqui, de coração aberto com os que honram com a leitura deste Blog. Sei de minha responsabilidade, primeiro para com a minha consciência, depois com os responsáveis pelos 114 mil acessos que este Blog teve em pouco mais de ano de existência.
Entendo os que estão em dúvida porque me encontro na mesma situação daqueles que pendem entre anular o voto ou optar pela candidatura da professora Odete Rocha, do PCdoB. Sua seriedade política e capacidade são indiscutíveis, mas fica o dilema: Odete só se classifica para o segundo turno se houver um milagre ou se a candidatura de Arnaldo for impugnada, entretanto votar nela ajuda a levar a eleição para o segundo turno. Mas ora, para que um segundo turno entre Arnaldo e Rosinha se se sabe de antemão que quem vai administrar Campos nos próximos quatro anos é ele ou ela?
Se Arnaldo ou Rosinha não ganharem no primeiro turno, um dos dois será vencedor no segundo e disso não tem como escapar. Mas, com certeza, não será com o meu voto. Nas eleições de 2004 e 2006, conclui que o caminho era optar pelo candidato que considerava "o menos pior", e deu no que deu...
Portanto, vou votar em branco. Protesto solitário, infantil ou fruto de uma reflexão emocional. E por quê não?
Reflexão simplista, dirão alguns, mas tento não cansar quem leu até aqui. No entanto, é impossível não refletir um pouco mais sobre o papel de grande parte da mídia, da Câmara dos Vereadores e muitas das instituições da sociedade civil que, por omissão ou conivência explícita e (muito) lucrativa, colaboram para que a cidade chegasse ao estágio de degradação da atividade política em que chegou.
Talvez seja hora de começar a preparar o espírito, o coração para uma nova tentativa de virada em 2012, porque 2008, já perdemos.

20 comentários:

Anônimo disse...

Que credibilidade pode ter um jornalista que prega o voto em branco? Voto em branco ou nulo é o voto do covarde, que não luta por uma causa ou ideal e prega o voto nulo ou branco como se fosse um ato legítimo de protesto.
Se você estivesse em um júri popular e tivesse que escolher uma sentença você não teria como votar em branco e nem nulo, teria que escolher.
Pra vir a público dizer isso, seria melhor não dizer nada, fica parecendo que não quer ficar mal com um e nem com outro candidato. Isso não ficou muito bem pra você.

Anônimo disse...

Prezado Ricardo,

Você resumiu de forma muito precisa a história recente da política de Campos e as nefastas práticas utilizadas para manutenção do poder municipal.

Acho até que a política em Campos deveria ser objeto de estudos nais profundos, pois aqui, devido ao grande volume de recursos envolvidos (provenientes dos royalties), as lutas e práticas pela manutenção do poder se exacerbam. O que ocorre em Campos representa muito bem até que ponto pode chegar as práticas dos homens quando diantes de grandes volumes de dinheiro. O chamado poder do "vil metal".

Na verdade, a política que vem sendo praticada nos últimos anos se baseia na idéia de que o povo é igual a gado e gado não se convence, gado se toca.

Infelizmente, baseados nessa idéia, os políticos têm se mantido no poder. O povo é predominantemente incauto pois não percebe que, ao votar de forma interessada, ele abre mão de um futuro promissor. Sim, o que se percebe é que a grande maioria vota em troca de algum interesse - dinheiro, promessa de emprego, bolsas de estudo sem critérios, sinecuras em órgãos públicos, promessas de contratos polpudos com a Prefeitura, etc - desde os integrantes das classes mais pobres, passando pela classe média, até os ricos e tidos como mais esclarecidos.

Mas acho que agora, no primeiro turno, todos os cidadãos que pensam e têm esperança num governo sério devem votar na Odete. Felizmente, ainda bem que existe a opção de se votar na Odete!

Posso estar enganado. Não conheço pessoalmente a Odete. Mas acho que ela é uma possibilidade real de mudança.

Difícil, mas não impossível. Vale a tentativa.

Nem que seja para se demonstrar que nem todos concordam com o que aí está, já há varios anos.

Como diz a menininha da propaganda da Odete: meia cinco hem!!!!!!

Manoel Caetano disse...

Caro Ricardo André

Não julgo sua reflexão simplista. Na verdade ela consiste numa boa síntese do nosso estado de espírito neste momento.

Todos nós que sonhamos com um novo caminho para Campos, neste momento, diante deste lamentável quadro de polarização, temos todos os motivos para nos sentir derrotados, pelo menos nesta batalha.

Agora, não podemos deixar de considerar que este triste quadro é fruto da cooptação vil e impune de boa parte de nossa população.

Creio que uma mudança de verdade, um novo caminho, depende de uma atuação mais eficaz do da sociedade civil e da justiça.

Quando um governo corrupto comete todo tipo de irregularidade e impropridade e ainda consegue, através de recursos e apelações mil, passar a impressão para a sociedade que tudo ficará por isso mesmo, muitos são tomados pela desilusão e ficam mais propícios a aceitar os "esquemas" eleitorais.

Por exemplo, todos sabemos que a prefeitura transferiu seus funcionários contratados para a Facility e Pelúcio, tercerizando os serviços, porque a justiça estava questionando o grande número de contratos sem concurso ligados diretamente à administração municipal. Depois vem a história do TAC, justiça do trabalho, demissões etc.

Agora vem o senhor ministro do STF e simplesmente libera geral, para que a prefeitura volte a contratá-los diretamente, numa surpreendente volta ao estado inicial das coisas.

Ora, a excessão constitucional, todos sabemos, refere-se a contratos temporários e emergenciais, ou seja, aqueles que são feitos apenas para assegurar o funcionamento dos serviços públicos durante o tempo necessário para os tramites de um concurso público.

Certamente este não é o caso de Campos, será que só o nobre ministro do STF não sabe disso?

Enfim, fica difícil pensar em mudanças significativas na política de Campos, ou de qualquer lugar desse país, sem que a corrupção e os crimes de colarinho branco sejam tratados pelo Estado com mais seriedade.

Que adianta o Estado brasileiro, através do TSE, ficar fazendo campanha de voto consciente e permitir, com toda sorte de omissão e irresponsabilidade, que um quadro vergonhoso de "escravidão contemporânea" (nas palavras da candidata Odete) subsista por tanto tempo?

Como explicar que Arnaldo, com toda a sua ficha corrida, seja eleito deputado federal com candidatura sob júdice, tome posse ainda sob júdice, não seja julgado, e ainda concorra à prefeito, também com a candidatura sob júdice?

Assim fica difícil mudar as coisas!

Esta é minha opinião

Um abraço

Anônimo disse...

Diria que os seis anos de Garotinho foram muito bons, os 2 últimos não teve as conclusões das obras em seu governo por tempo habil, mas foi de lá que saíram coisas importantes como ciclovia, Trianon e o outrora criticado shopping estrada.
Como governador, tanto ele e a Rosinha não empolgaram, ao contrário, mas é um cargo díficil, tanto que pergunto, qual foi o melhor governador nos últimos 20 anos? Vai ser respondido Garotinho ou Rosinha, pois desde o 1º governo de Brizola que não tem um governo do estado com aprovação popular, lembrando que o 2º governo do Brizola foi bastante criticado.
E na pior das hipoteses temos ae 50% de boa política, então vale a pena arriscar e torcer que aquele primeiro governo volte a acontecer, agora com uma prefeitura mais abastarda, e de que adianta votar nulo? Ou em uma 3ª via sem chance de vitória? Só vai servir para ajudar a situação, essa sim, sem 1 período bom de governo.
Eu, terceirizado, estou cansado de tudo que vem ocorrendo, de não poder falar abertamente em quem voto, de ser obrigado a ir a reuniões ouvir falsas promessas(de novo) e até que ir a comissios, ae me perguntam, pq vc não larga isso? Pq eu preciso, é meu ganha pão, é onde tiro o dinheiro da faculdade e infelizmente os postos de trabalho em Campos são reduzidos, já passei bem em 2 concursos do Munícipio(top150 em 12mil), mas só convocaram 40 em cada(HGG e Educação).
Então por tudo isso votarei 15, sabendo dos defeitos de Rosinha, mas também sabendo de suas qualidades e principalmente, sabendo que pode ser bem pior.
Talvez por vcs não necessitarem tanto de um bom governo, votem nulo ou odete, só para daqui a 4 anos poder criticar quem escolheu o prefeito, mas isso é um ato de covardia com o qual não quero compartilhar.
Se o texto estiver confuso, me desculpe, fui digitando em forma de desabafo.

Fabiano Seixas disse...

Sou campista e amo minha cidade, por isso hoje sou eleitor do Dr. Arnaldo Vianna, por que não quero que minha cidade caia novamente nas mãos do casal Garotinho, que quer usar a Prefeitura de Campos pra destruir o que resta de nossa cidade e patrocinar sua campanha pra governador em 2010.

Não admito deixar que a Rosinha e sua turma vença essa eleição. Isso seria um absurdo! O Garotinho e Rosinha não fizeram nada por Campos, só roubaram, só trouxeram atraso e agora querem a prefeitura para eleger o Garotinho governador em 2010 e deixar o estado falido outra vez.

Infelizmente, a justiça comprada que temos indeferiu o registro da candidatura de Dr. Arnaldo porque as contas dele quando foi prefeito foi rejeitada pela justiça. Mas os advogados de Dr. Arnaldo foram pra Brasília tentar resolver isso. Era pra ser resolvido hoje, mas não foi, agora só na semana que vem.

Hoje eu estou com medo, porque acho que a turma corrupta do Garotinho vai comprar a justiça para negar o registro do Dr. Arnaldo. Se isso acontecer, os votos dele serão considerados nulos.

Não podemos deixar que o casal Garotinho volte a governar a nossa cidade! Não duvido nada que vão fazer de tudo pra cassar o Arnaldo depois da eleição e anular os votos deles! Aí vai ser fácil pra Rosinha, ela vai vencer no primeiro turno.

Então, eu resolvi tomar uma decisão. Eu ia votar no Arnaldo porque ele é o unico que pode vencer o casal, mas a única solução depois disso é votar na Odete e ela ter uma boa votação para que a Rosinha não ganhe no primeiro turno.

Por isso, estou mandando esse email pra vocês fazendo um apelo para que não deixem esse casal de pilantras que só tem uma casinha na Lapa levar a prefeitura de bandeja!

CONTRA O GAROTINHO EU VOTO NA ODETE!

Fabiano Seixas disse...

Olá Ricardo André. Recebi essa mensagem por email e estou te repassando.

Anônimo disse...

É, meu amigo, revoltante assistir a tudo isso. Voto NULO porque tenho vergonha de ver essa minha cidade em poder dessa gente que , de visão para o engradecimento dela, não tem e, sim , o enriquecimento ilícito em favor de grupos.Os honestos não têm vez . Perdemos espaços para a corrupção. Infelizmente o mal tem prevalecido. Até quando, não sabemos...

Anônimo disse...

Sei que não postará mas vou te perguntar: O Governo Sergio Mendes, do qual o senhor participou ativamente está neste periodo, então o senhor também mamou nas tetas né? E foi traira comigo? Vote 15, vote em mim.

Anônimo disse...

Olha andre, voce pode ser contra garotinho, nao gostar de sua politica social, eu te respeito em relação a isso. Porem comparar garotinho com esta quadrilha que se apoderou de campos, nao dá!
Ve-se agora, que esta quadrilha comandada por arnaldo nao tem nenhum respeito a sociedade, so pensam em seu bem proprio e nao querem sair do poder!Esta quadrilha compra juizes, compra a midia, e utiliza o povo para manobras.Amigo posso te dizer que se jesus cristo fosse candidato, seria dificil dele ser eleito em Campos. O descaramento da compra de votos atraves de 15/20 mil tercerizados é uma prova de que eles nao tem respeito algum a ninguem, o jornal folha que tem estampada diariamente em sua capa noticias gritantes e atraves de um juiz que tudo permite. Chegaram ao cumulo de ao mandar os 6mil embora, mandar merendeiras e vigias, para que faltasse merenda e que as instituicoes fossem vitimas de furtos, quando poderiam tirar as pessoas que nao trabalham sem afetar a maquina!quanto a garotinho, voce nunca o viu entre as colunas sociais, em festas em buzios, passeis por paris e muito meno miami. Em campos, tem se uma figura de garotinho, feita pelos muitos anos que a folha da manha vem massacrando seu nome e pessoa.
Quanto a administraçao publica, campos esta largada!nada funciona!durante a gestao de garotinho no estado é fato que ele nao conseguiu resolver os problemas da educação e segurança, pois são problemas insanaveis!Todos os inices apontam para forte crescimento o Rio de Janeiro durante sua gestao! o PIB triplicou, foi o estado que mais cresceu no país(cresceu mais que o proprio Brasil), recebeu o estado quebrado e saneou as contas do estado. Atraves da lei rosinha(redução do ICMS de 19 pa 2%) atraiu muitas industrias e investimentos para nossa regiao, a primeira delas foi a schultz e o complexo portuario do acu, corrigindo assim o desnivel o crescimento dentro de nossa propria regiao.
voce pode discordar das politicas sociais, dizer que nao sao efetivas e que de uma outra forma seria melhor, este é um direito seu, seu ponto de vista, nao tenho nada contra. porem este é um momento, que devemos abrir execoes e pensar no coletivo, Arnaldo nada fez pelo municipio,e nao fará novamente. a nossa cidade está quebrada, nossa economia é baseda na prefeitura!Quanto ao que ela fez eu posso afirmar que foi muito e posso afirmar que faltou administracao por parte do municipio.
A cidade de Rio das Ostras recebeu muito menos investimentos por parte do estado doque campos, porem, sabemos como aquela cidade está ORGANIZADA! Neste momento, nao podemos nos abster de decidir o futuro de nossa cidade, embora nao goste de rosinha neste momento ela é a unica opção.

Anônimo disse...

me esqueci de comentar sobre Odete.
Acredito que ela seja honesta, séria porem nao acredito que ela tenha capacidade de gerir a cidade.
Neste momento, na atual situacao, votar em odete é ajudar a levar arnaldo ao poder! A folha da manha nos ultimos dias vem enaltecendo Odete, para que esta aumente sua margem de votos, possibilitando o segundo turno para arnaldo!
Repito aqui que não duvido da indole de odete, so que neste quadro politico, ela seria pivo(a seu contra gosto) de uma possivel eleicao de arnaldo.

Vitor Menezes disse...

Caro Ricardo. Como você deve imaginar, vivo dilema semelhante ao seu. A diferença é que, com cada vez menos convicção, ainda insisto na tese do "menos pior". Pode ser que eu esteja uma eleição atrasada em relação a você, e em 2012 passe a votar em branco ou a anular(rs). Grande abraço!

felixmanhaes disse...

Meu caro Ricardo, não tiro sequer uma vírgula ou alteraria um parágrafo do seu texto, porque também me sinto da mesma forma, mas um pouco mais aliviado porque fui para dentro de um Partido que era ideal, para perto de uns companheiros que eram diferentes e, mesmo assim, falei, esbravejei, critiquei, sugeri, me opus e desagradei. Alguns tópicos das minhas insatisfações foram registradas pelas mídias convencionais ou pela alternativa dos Blogs. Outros a convencional não quis registrar porque os donos da "redação" não permitiram, já que o verbo desagradava a verba. Só não vão votar nulo porque sou candidato e continuo acreditando no que sonho e falo. Parabéns pelo texo, que bom que pessoas iguais a você também estivessem dentro de um partido, para extirpar essas ervas daninhas que desfiguram esse organismo que deveria produzir melhores políticas e melhores políticos, usando estas instâncias vivas para realizar sonhos espúrios de alianças levianas.

Anônimo disse...

Penso, então, que você consegue entender o que sinto.
Eu nem perco mais o meu tempo (porque neste caso é perder mesmo) tentando explicar as pessoas. A opção por votar nulo não foi algo feito "sem dor", não... Ao contrário. Só eu sei o quanto gostaria de ter me convencido, intimamente (e só faço quando estou convicta), que vaeria a pena fazer diferente. Mas, não foi desta vez. Lamente.

beijo Ricardo.

Aucilene

Anônimo disse...

Sábado, 4 de Outubro de 2008

O site do STF noticiou a decisão do Min. Joaquim Barbosa
Notícia divulgada pelo STF ontem em seu site resume a decisão do Min. Joaquim Barbosa sobre a questão dos terceirizados, confirmando o que dissemos:
Sexta-feira, 03 de Outubro de 2008 "Foi concedida pelo ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), liminar pedida pelo prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Alexandre Mocaiber Cardoso (PSB), com o objetivo de suspender um termo de ajustamento de conduta (TAC) realizado entre o vice-prefeito e o Ministério Público do Trabalho (MPT), homologado pela Justiça trabalhista. O pedido do prefeito foi feito em Reclamação (RCL 6479) ajuizada contra decisão do juiz que reconheceu a competência da Justiça trabalhista para julgar Ação Civil Pública, pela qual o MPT questiona a contratação de servidores temporários sem realização de concurso público e a grande quantidade de funcionários tercerizados. Além de reconhecer a competência para julgar o feito, o juiz homologou um acordo (TAC) entre o MPT e a prefeitura, pelo qual o município ficou proibido de contratar novos servidores sem a realização de concurso público. Na reclamação, o prefeito alega que tal decisão teria desrespeitado o entendimento do STF na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3395, em que os ministros da Corte decidiram que a relação de emprego entre o poder público e os seus servidores é sempre de caráter jurídico-administrativo e, portanto, a competência para dirimir eventuais conflitos não pertence à Justiça trabalhista, e sim à Justiça comum, no caso de Campos, a estadual. O TAC foi assinado pelo Ministério Público e pelo vice-prefeito, durante período em que assumiu temporariamente o cargo do prefeito, afastado por força de uma decisão da Justiça Federal em processo sobre improbidade administrativa. No mérito, o prefeito pede a anulação definitiva do TAC e a remessa da ação para a Justiça Comum estadual. Decisão O ministro Joaquim Barbosa concedeu em parte o pedido apenas para suspender os efeitos do TAC. Isso porque observou que a possibilidade de demora no julgamento do processo poderá prejudicar o município devido à amplitude do termo de ajustamento de conduta, que obrigou a cidade a “não mais realizar, por qualquer meio ou forma, contratação de trabalhadores por tempo determinado, sem prévia aprovação em concurso público”. Entretanto, Joaquim Barbosa ressaltou que a suspensão do TAC é parcial, e não atinge as cláusulas referentes à tercerização, uma vez que o vínculo dos empregados tercerizados se faz com a empresa privada e não com a Administração Pública, portanto é uma relação trabalhista e não jurídico-administrativa. A decisão vale até o julgamento final da reclamação".
Disponível em:
http://www.stf.gov.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=97132&tip=UN
Postado por Cleber Tinoco às 08:19

Unknown disse...

Gostaria de saber deste ilustre blogueiro, se nao seria interessante para o alerta d nossa Campos, postar um ''the best'' do ilario, ironico e verdadeiro ''telegiz'' que foram publicados neste mesmo blog...?
Se possivel ate mesmo em outro blog... Blogs unidos para uma Campos mais digna.
Abraços!

Anônimo disse...

isso que eu chamo de imparclialidade

Anônimo disse...

Concordo com vc em todos os aspectos, mas acho relevante, também, a seguinte análise: caso Antony Matheus consiga eleger seu candidato, essa pessoa deverá fazer um óóótimo governo para que Campos possa voltar a ficar bem na foto, a fim de recuperar sua imagem para galgar o governo do Estado novamente, em 2010...

Anônimo disse...

RICARDO ANDRÉ
VOCÊ SINTETIZOU O QUE VENHO SENTINDO!
SÓ GOSTARIA DE DIZER QUE A POSSIBILIDADE DE TERMOS HOJE UMA REALIDADE DIFERENTE, FOI QUEIMADA NA INÉRCIA E NA FOGUEIRA DAS VAIDADES.
UM ABRAÇO, BETH GAMA

Anônimo disse...

Caro Ricardo André

Você não pode deixar de reconhecer o mérito de um governo popular(do qual vc mesmo participou e colaborou) que construiu creches, CQVs, escolas,urbanizou o Farol e grande parte de Guarus, fez ciclovias, o Trianon, colocou em sua agenda a criança e o idoso, criou um projeto para o pequeno produtor, colocou o Ferreira Machado para funcionar (e médicos para trabalhar), apoiou iniciativas e projetos de reforma agrária ( impensável na nossa atrasada Campos), entre outras realizações, com uma merreca de orçamento (você sabe bem disso).
Como governadores, Garotinho/ Rosinha fizeram pela primeira vez na história com que o chefe do Executivo Estadual não fosse apenas um prefeito da capital. Houve uma reversão do PIB do interior em relação ao da capital. São dados da FGV.
Não se pode comparar de forma alguma a liderança e a obra de Garotinho com Arnaldo Vianna/mocaiber.
Até pouco tempo, Campos podia bater no peito e falar que deu ao RJ dois governadores. E um candidato a presidência da República, politico de projeção nacional.
Hoje, o campista se envergonha dos políticos que tem. Arnaldo se vendeu ao que Campos tem de pior. A série de escândalos deixou-nos com vergonha de atravessar a ponte Rio-Niterói ou outras cidades. Os caras roubam da forma mais escancarada. São milhões que poderiam mudar a vida desta cidade.

Se você alimenta algum ressentimento com relação ao casal, é questão de ordem pessoal, problema puramente seu. Vc é um ser humano, tem que ser respeitado como tal. O que não pode acontecer é vc confundir o cidadão com o jornalista.
Votar em Odete é levar Arnaldo para o segundo turno e prolongar essa tragédia. Votar nulo ou em branco,convenhamos... Não condiz com um homem poltizado como você. Parabéms pelo blog.

Anônimo disse...

Prezado senhor,

Está claro que você não gosta de Garotinho, de Arnaldo etc e tal. Nem eu gosto dos políticos locais. Mas uma pergunta: você é o mesmo Ricardo que foi secretário de Comunicação Social da prefeitura de Campos quando Garotinho foi prefeito? Então, você é tão responsável quanto eles por tudo que já aconteceu (pelo menos) e acontece em Campos mesmo que indiretamente? Por que hoje você não pertence ao grupo ou falange? O que houve? Por que não comunga com as mesmas idéias atualmente? Não seria dispeito?
Reflita e responda. OK?