domingo, 15 de fevereiro de 2009

Belo, histórico, mas...

RA 13/02/09


Apesar da imponência e tamanho, o histórico prédio do antigo Fórum Nilo Peçanha, que durante quase sete décadas sediou o Poder Judiciário local não tem funcionalidade para abrigar a Câmara Municipal de Campos.
No ano passado, o então presidente da Câmara, vereador Marcos Bacelar, permutou o prédio com a Justiça Eleitoral, que transferiu seus cartórios para o antigo prédio da Câmara, o Palácio de Mármore que, por sua vez, ja tinha sido sede da Prefeitura de Campos até 1979.
Acontece que, com 17 vereadores, o belo prédio construído pelo governo revolucionário de 1930 ( a inauguração foi entre 37 e 38) não é suficiente para abrigar todas as dependências do Poder Legislativo. A propósito, o próprio presidente da Câmara, em entrevista, hoje, na Folha da Manhã (aqui), admite que algumas salas em prédios vizinhos foram alugadas.
É o caso do sobrado localizado na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, 171, cuja autorização para contrtação do aluguel (R$ 24 mil por 12 meses) foi publicada na semana passada no Diário Oficial.

RA 13/02/09
Fachada do sobrado localizado à Rua Baronesa da Lagoa Dourada, 171, onde funcionará a Secretaria da Câmara Municipal.



Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui vai uma sugestão ao Presidente da Câmara e aos demais vereadores.

Sugiro a compra de algum daqueles prédios localizados nos fundos da atual Câmara de Vereadores, para construir um anexo. Seguindo os exemplos da Assembléia Legislativa do Estado e da Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, que conviveram com o mesmo problema. (Os prédios onde estão situadas, essas duas casas legislativas, são tombados pelo patrimônio histórico) A solução que encontraram foi construir anexos, nos fundos dessas duas casas, para abrigar os gabinetes dos deputados e vereadores, só ficando o plenário e algumas secretarias no prédio tombado. Inclusive, se não me falha a memória, a assembléia construiu um túnel ligando o anexo ao prédio principal.