segunda-feira, 15 de junho de 2009

Hein?


Será que os valores repassados às empresas de ônibus a título de compensação pela tarifa subsidiada serão publicados no Diário Oficial empresa por empresa?
É preciso saber quantas pessoas usufruiram do passagem a R$1,00, quando cada empresa de ônibus recebeu, quais as linhas mais lucrativas e como são aferidas certas linhas. Por exemplo: Linhas mais extensas em que os passageiros só viajam parte do trajeto, a empresa recebe o subsídio integral ou o equivalente ao trajeto efetivamente realizado:
Exemplo: Linha Campos-Farol e o passageiro só vai até Baixa Grande, ou Mineiros. Como é que a Prefeitura de Campos vai conferir. É bom lembrar que decreto recente asssinado pela prefeita prorroga o prazo para a instalação das catracas eletrônicas até novembro.
O artigo assinado pela prefeita, ontem no Diário (veja abaixo) e desmontado no Blog do Xacal (também abaixo) abrem o debate sobre uma nuvem de incertezas que pairam sobre esse projeto, que é de bom alcance social mas pode alimentar outras relações nem tão nobres assim. E, quando há dúvida, só que dirime é a transparência.


A Qualidade dos gastos

É comum, e até salutar, que a sociedade civil organizada questione um possível retraimento do papel do poder público na formação da demanda por bens e serviços, em nossa economia local. Apesar da recessão nacional e internacional, a despesa total de nossa prefeitura, que engloba desde o pagamento de salários, passando pela compra de remédio e outros bens e serviços, saiu de um valor de apenas 42 milhões de reais, em janeiro para 65 milhões em maio último. Isto representa, um incremento nominal de quase 50% no intervalo de apenas 4 meses. Neste mesmo período, os principais itens da arrecadação de impostos caíram – é o caso, por exemplo, dos royalties do petróleo e da arrecadação oriunda de tributos federais e estaduais.

Senão, vejamos, em janeiro, mês em que não há repasse da participação especial dos royalties, a receita total arrecadada foi de 66 milhões de reais. Por outro lado, em maio a arrecadação comparativa não atingiu 60 milhões de reais, isso quer dizer que, embora a receita fiscal mantenha-se estagnada, o poder público local expande seu gasto de modo responsável.

A partir de junho, novos elementos passam a contar no quadro de despesas. Em primeiro lugar, o cheque cidadão com o valor dobrado – 100 reais – representa uma injeção de poder de compra no segmento de renda, de até um salário mínimo, da ordem de 2,5 milhões de reais mensais.

Já no que diz respeito ao subsidio colocado em prática por meu governo para o setor de transportes, tal política, que atinge diretamente quase 190 mil usuários, a economia no bolso do cidadão comum é de mais de 15 milhões de reais, por ano. A austeridade fiscal posta em prática por meu governo, nos primeiros meses de gestão orçamentária, permitiu a geração de uma poupança real, que será devolvida à sociedade, sob a forma de benefícios concretos. Um exemplo é a necessidade premente de rejuvenescimento e recuperação dos equipamentos urbanos de nossa cidade. Outro exemplo é a restauração do pavimento da cidade, e para isso já está em prática uma operação “tapa-buracos”.

Pensando na geração de empregos, vai começar a construção de 5100 casas populares, investimento este com possibilidade de criar cerca de 4 mil vagas no segmento da construção civil. Consciente de que o poder público representa 25% da geração de renda na economia local, estou imprimindo um ritmo de gastos fiscais compatíveis com a formulação de políticas públicas eficientes, eficazes e efetivas para nossa sociedade.

Rosinha Garotinho.
Prefeita de Campos



Cara de pau...
O jornal para-oficial do governo ds mil patetas publica hoje, como em todos os domingos, um texto de prefeita-marionete...

É claro que todos sabem, que trata-se de um ghostwriter, ou seja, a prefeita-marionete assina um texto escrito sob encomenda...

Não há nada demais nisso, pois a maioria dos líderes não têm tempo para tal tarefa, e por outro lado, não podem abrir mão de ocupar certos espaços na mídia...

O problema é que a prefeita-marionete parece não ler o que anda assinando...

Vamos a autópsia das palavras "colocadas na boca" da prefeita-marionete...

"(...)

Já no que diz respeito ao subsidio colocado em prática por meu governo para o setor de transportes, tal política, que atinge diretamente quase 190 mil usuários, a economia no bolso do cidadão comum é de mais de 15 milhões de reais, por ano. A austeridade fiscal posta em prática por meu governo, nos primeiros meses de gestão orçamentária, permitiu a geração de uma poupança real, que será devolvida à sociedade, sob a forma de benefícios concretos. Um exemplo é a necessidade premente de rejuvenescimento e recuperação dos equipamentos urbanos de nossa cidade. Outro exemplo é a restauração do pavimento da cidade, e para isso já está em prática uma operação “tapa-buracos”.

Pensando na geração de empregos, vai começar a construção de 5100 casas populares, investimento este com possibilidade de criar cerca de 4 mil vagas no segmento da construção civil. Consciente de que o poder público representa 25% da geração de renda na economia local, estou imprimindo um ritmo de gastos fiscais compatíveis com a formulação de políticas públicas eficientes, eficazes e efetivas para nossa sociedade."

Vamos nos ater ao trecho que trata das passagens a um real, e no que diz respeito aos empregos gerados com a consntrução de casas populares...


Primeiro é bom que se diga que o ghostwriter da prefeita não sabe fazer contas, e ou tenta enganar a toda gente com números mirabolantes... Sem mencionar outros aspectos como faremos aqui...

Se dividirmos o montante anunciado pela prefeita-marionte em "seu" texto, pelo número de usuários anunciados 190.000, ou seja: 15.000.000 de reais/190.000, encontraríamos algo em torno de 78 reais...

Esse valor seria o destinado, em média, para cada usuário por ano, quer dizer, em cerca de 250 dias trabalhados, descontados os domingos, férias, e feriados...

Se dividirmos esses R$78,00 anuais por usuário pelo número de dias trabalhados(250), encontraremos a quantia de R$0,3175 centavos...

Valor 50% inferior a diferença entre a tarifa urbana cheia(R$1,60) e o subsídio governamental(R$1,00), que é, portanto, de 60 centavos...

Mesmo se desprezássemos as tarifas interdistritais, que são muito maiores que R$1,60, e adotassemos apenas as tarifas urbanas como parâmetro, não poderíamos aceitar que o programa destinará apenas um pouco mais de trinta centavos por usuário/dia para custear o programa...

Então, os números são mentirosos: quer na quantidade de usuários(190.000), quer no gasto total(15 milhões), ou quem sabe os dois...

De um lado temos, um valor subdimensionado para esconder uma transferência muito maior dos cofres públicos ao setor privado de transporte, sem que a sociedade civil disponha de qualquer tipo de controle e, ou acesso a informação dos gastos...

Por outro lado, estão os números inflados dos usuários, 190.000, como gostam as equipes de propaganda dos mil patetas...

Em uma cidade com 500.000 habitantes, onde há uma frota de 100 ou 120 mil veículos(no mínimo), e mesmo que um veículo particular leve apenas seu condutor, restarão pouco mais de 380.000 habitantes...desses, 100 mil são crianças em idade escolar, transportadas gratuitamente por Lei, e outras com acesso ao transporte escolar privado...restam 280 mil habitantes, e aí temos os velhos e crianças de colo, ou que não pagam a tarifa, algo em torno de 80 a 100 mil habitantes...

Restariam, então, os 190 mil usuários...

Não, não senhores...destes 190 mil, abateremos os ciclistas(algo em torno de 60 ou 70 mil pessoas), os trabalhadores que contam com transporte fornecido por sua própria empresa(vales-transportes, Petrobrás), pessoas que caminham até o próprio trabalho(por opção, ou por morar próximo ao local de trabalho) e enfim, as empregadas domésticas que residem no local de trabalho,e só utilizam o transporte público duas vezes por semana, para retornar a casa de suas famílias...

Enfim, o número não fecha...

Junte-se a tudo isso, como já mencionamos, a total falta de transparência na prestação de contas desses gastos...

Vamos agora aos empregos gerados pela construção de casa populares...Essa conta é mais fácil...

Com 5.100 unidades, a possibilidade de criação de 4000 empregos é quase uma piada...
Qualquer empreiteiro mequetrefe sabe que a razão de quase um(0,789 trabalhador/unidade construída)emprego por casa é surreal...

1-as casas não são construídas simultaneamente, logo, haverão lotes(em localidades diversas) construídos a cada vez, que contratarão e demitirão ao fim de cada etapa...
2-o cronograma físico-financeiro dos contratos se estenderá pelo tempo da administração, portanto, contabilizar um emprego novo, a cada recontratação após as dispensas promovidas pela execução de cada etapa anterior, é uma maquiagem estatística muito grosseira, mas bem ao gosto dos bugres da lapa...

Enfim, cada ponto que se olhe mais de perto, não resta nada que se possa confiar nesse governo os mil patetas...Até desaprenderam como mentir com eficiência...




Transparência, nem de araque

Lembram daquele balancete genérico que a Prefeitura de Campos apelidou de "portal da tranaparência"? Pois nem a atualização prometida até o de o quinto dia útil de cada mês (confira a aqui), está sendo cumprida.
Até às 10h14 de hoje, 15 de junho, os dados (mesmo que genéricos e pouco ou nada transparentes) do mês de maio ainda não foram disponibilizados no portal de araque.


Atualização - Mais ou menos às 11h20 a lista foi atualizada com os dados de maio.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sabe-tudo

José Cruz/ABr
Nelson Jobim é aquele que se pode chamar de dr. sabe-tudo. Como deputado federal, do PMDB do Rio Grande do Sul, foi um dos principais articuladores durante a elaboração da Constituição de 1988, quando foi relator.
No governo FHC foi ministro da Justiça e logo depois indicado para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do qual chegou à presidência. Depois da aposentadoria voluntária do STF, Jobim foi convidado pelo presidente Lula e, desde julho de 2007 é o ministro da Defesa e, portanto, chefe do Exército, Aeronáutica e Marinha.
É um currículo e tanto.

E Zumbi....

Pelo andar da carruagem a CPI da Fundação Zumbi dos Palmares segue o mesmo caminho da que "investiga" a Campos Luz.

E agora?

A Lei da fidelidade partidária vai criar várias situações inusitadas em Campos.
1 - A prefeita Rosinha Garotinho não pode sair do PMDB sob pena de perder o mandato. Então ela vai continuar correligionária do governador Sérgio Cabral que, candidato à reeleição, enfrenta Garotinho, que para ter assento na disputa mudou-se para o Partido da República (PR).
2 - Os aliados de Garotinho que não têm mandato estão livres para se transferir para novo ninho do chefe. Mas aí a porca começa a torcer o rabo: os ocupantes de cargos de confiança no governo Rosinha que descontam (todos descontam independente de seres filiados ou não) 10% dos seus vencimentos a título de contribuição partidária vão ajudar a engordar os cofres do PMDB (como fazem agora) ou do PR?
3 - A vereadora Clarissa, filha de Garotinho, também está amarrada ao PMDB e deverá ter dificuldades para exercer o mandato porque vai ficar a pão e água no partido sob o comando de Cabral.
4 - Em 2010 tem eleições também para o Congresso Nacional e Geraldo Pudim terá dificuldades para conseguir vaga no PMDB para disputar a reeleição e não pode mudar de partido, como o chefe.

Todos apostam na tal "janela de infidelidade" que está sendo urdida no Congresso para permitir transferências de partido sem perda de mandato.

No Rio, dia 22

Uma caravana de quase-ex-peemedebistas e peemedebistas forçados, segue na próxima segunda-feira, 22, em ônibus fretados para o Rio de Janeiro, para assistir ao ato de filiação do ex-governador Anthony Garotinho ao Partido da República (PR). Vai ser às 14h no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Atualizado às 12h37 de 15/06 para retificar a data e acrescentá-la no título. É na próxima segunda, dia 22 e não hoje conforme publiquei de forma errada. Valeu Gustavo!)

Hein?

Todos sabiam que a CPI da Campos Luz já nasceu com cheiro de pizza no berço, mas é muita bandeira deixar para a reta final dos trabalhos o pedido de quebra de sigilo bancário da empresa para saber quem sacou ou em que contas foram depositados os cheques suspeitos.
O presidente da CPI é o vereador novato Papinha (PP) e o relator é o ex-secretário de Limpeza Pública do (des)governo Mocaiber, Jorge Rangel. Os outros três integrantes são: Marcos Bacellar (PTdoB e correligionário do principal investigado, Sivaldo Abílio), Dante Lucas (PDT e concunhado do dono de uma das empresas investigadas) e Jorge Magal (PMDB).

quarta-feira, 10 de junho de 2009

No 22 e com Dilma

Garotinho, que hoje anunciou oficialmente seu desligamento do PMDB, é só elogios à pré-candidata do PT à sucessão do presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff. Dia 22, ele assina ficha no PR, um dos partidos da base aliada do governo.
Deve ser por isso que, de umas semanas para cá, Garotinho tem poupado críticas ao governo Lula e direcionado toda sua artilharia em Sérgio Cabral, seu eventual adversário na disputa pelo governo do Estado ano que vem.
O número do PR é 22.

Crescei e... 1

Aliás, a Editoria de Política/Economia do Monitor Campista está sendo considerada o terreno fértil da imprensa campista.
A própria Flávia Ribeiro trabalhava lá quando engravidou de Pedro, seu primeiro filho, assim como Liliane Barreto, que já festejou o primeiro aniversário da sua Maria Clara; além de Márcio Fernandes com Adrielle.
Agora, mais duas repórteres estão grávidas na Editoria: Nagyla Correa e Fernanda Moraes.

Crescei e...

Nasceu hoje, com 51 cm e 3,8 km, Joaquim, filho da jornalista Flávia Ribeiro e do advogado Salatiel Pizelli.

De novo!

Como ontem, a Câmara Municipal de Campos não deverá ter sessão novamente hoje por falta de quorum.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Mudança

Finalmente, nos próximos dias (depois de quase seis meses), o governo Rosinha vai chegar às ruas para tentar debelar um desencanto crescente que já foi captado pelas ágeis e potentes antenas do prefeito de honra, Anthony Garotinho.
O discurso da "arrumação da casa" já não inibe as cobranças e ações como passagem a R$ 1,00 e vale-alimentação de R$ 100 não são mais suficientes para atender a demanda reprimida nos últimos meses do desgoverno Mocaiber e que continuam a crescer na administração Rosinha.
As ruas continuam mal cuidadas, sujas, as faixas de pedestres apagadas; vans e lotadas fazem do trânsito um inferno. ONG´s que tiveram convênios renovados em sessões públicas e repercussão na mídia não veem a cor do dinheiro e continuam na iminência de fechar as portas. Não vale nem o escrito, assinado, fotografado...
Enquanto isso um governo de gabinete põe em risco a decantada "experiência administrativa" da ex-governadora e não sai do lugar patinando em processos questinados judicialmente. Na dócil mídia aliada e no portal oficial é um sucesso constante com os sucessivos lançamentos de programas, encontros em Brasília, reuniões e seminários. Mas isso só não basta. Comunicação funciona muito bem, mas sem ações efetivas é tão vã como a fé sem obras.
Com base nisso, o comandante Garotinho exige ação imediada e alguns integrantes do primeiro escalão foram chamados às falas, e não será surpresa se houver mudança no secretariado nos próximos dias. Em algumas áreas que considera mais sensíveis, quer profissionais mas experimentados.
Vamos aguardar.

Feriado no Sana

Dica para o feriado: Se eu pudesse iria, ao menos para abraçar o gente-boa Hugo Amorim, que tem o privilégio de viver naquele paraíso.


Réu tenta agredir juiz no Fórum de Campos

O Juiz da 1ª Vara Criminal de Campos, Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, presidia, hoje de manhã, o julgamento do réu preso, Fábio Roberto Martiniano, denunciado por homicídio. Durante o julgamento o réu, que estava sem algemas, tentou agredir o juiz com o microfone e foi contido por cinco policiais. O conselho de Setença foi desfeito, o julgamento adiado e o preso recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado à 134ª DP.
O Juiz, diante dos fatos, se declarou impedido.
Abaixo, o relato enviado por e-mail pelo próprio juiz:
"Venho tornar público que na data de hoje iniciei pela manhã os trabalhos para a realização de uma Sessão Plenária de réu preso. Assim que o réu foi apresentado na carceragem do Fórum, os Policiais da custódia me informaram que o réu estava alterado e que seria melhor que ele fosse mantido algemado para evitar incidentes no julgamento. Diante da informação, conversei com a Defensoria Pública relatando os fatos e disse que se o réu causasse problemas iria mantê-lo algemado, lavrando-se a informação em ata. As Defensoras Públicas me disseram que ele já estava mais calmo após a entrevista e que na verdade ele só estava nervoso pelo julgamento. Em razão disso, procurei o réu e disse que iria deixá-lo solto, ressaltando que eventual problema que causasse poderia ensejar o uso das algemas e que isso só iria prejudicar a ele próprio, ocasião em que o réu me assegurou que permaneceria quieto em Plenário e que não causaria problemas.
Pois bem, o julgamento começou e os policiais foram ouvidos. Logo no início o réu já causou um embaraço, pois não queria assinar o termo de depoimento dos policiais por não concordar com a versão deles. As Oficialas de Justiça explicaram que a assinatura traduzia apenas a presença dele e que não significava aquiescência com o conteúdo e este primeiro problema foi solucionado.
Finda a colheita da prova, iniciou-se o interrogatório. O réu começou a narrar o fato e percebi que ele estava afoito, razão pela qual intercedi junto a ele e disse para ele ter calma e que não precisava ficar nervoso. Durante minha intervenção o acusado me interpelou de forma ríspida e perguntou se ele poderia prosseguir no depoimento de forma bastante acintosa, momento em que o adverti que se dirigisse com respeito, pois eu estava sendo respeitoso com ele e que não iria admitir que ele falasse comigo de forma acintosa. Neste momento o réu disse que não responderia a nenhuma outra pergunta. Diante disso comecei a transcrever os fatos que ele já tinha narrado, momento em que percebi que ele estava se revoltando. Considerando as informações pretéritas da custódia, entendi conveniente determinar que o réu fosse algemado, pois de fato notei que ele mudou seu comportamento. Desta forma, no momento em que dei a ordem para que o réu fosse algemado, ele se levantou com o microfone na mão e partiu em minha direção como um louco, desferindo um golpe contra a minha pessoa, vindo a atingir a mesa por mim ocupada, quebrando o copo d’água e derrubando tudo, momento em que foi contido com muita dificuldade por nada menos do que 5 cinco policiais, sendo certo que após contido, dei voz de prisão em flagrante a ele por tentativa de lesão corporal, dissolvi o Conselho de Sentença e me declarei suspeito a partir de então.

Dados do Processo: 2008.014.004335-9
Réu: Fábio Roberto Martiniano
Vítima: Cristiano Pacheco de Oliveira
Crime imputado na denúncia: art. 121, § 2º, I, e 129, na forma do art. 69, todos do Código Penal."

Suspense

É grande o suspense em torno da sessão de hoje da Câmara Municipal. Não tanto pela pauta (confira aqui), mas por ser a primeira depois da Operação "Alta Tensão", que prendeu, por pouco mais de 24 horas, o ex-presidente da Casa, Sivaldo Abílio e levantou suspeitas sobre atuais vereadores.
A expectativa maior é quanto ao pronunciamento do líder da oposição, Marcos Bacellar (PTdoB), que, inclusive foi alvo de boato de teria sido preso.
Nos bastidores da Câmara, neste momento, a articulação é para que não tenha quorum para abertura da sessão.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Diálogos

O Projeto Diálogos, do Instituto Federal Fluminense, será lançado neste próximo dia 10, às 18h, no auditório Miguel Ramalho, do campus Centro do IF Fluminense. Organizado pelo Diretório Acadêmico e Pró-reitoria de extensão, o projeto tem como objetivo realizar, pelo menos em uma quarta-feira do mês, palestras abordando assuntos pertinentes à realidade regional. Na abertura do evento acontece a palestra “Reforma urbana e impacto dos grandes empreendimentos” com a professora Teresa Peixoto (Uenf), professor Luis Pinedo (IF Fluminense) e o pró-reitor de extensão da Instituição, Roberto Moraes.
(Ímpar Comunicação)

domingo, 7 de junho de 2009

Tragédia no mar

Divulgação/ Aeronáutica
Já são cinco os corpos resgatados no local onde caiu o avião da Air France que ia do Rio para Paris no domingo passado. Além dos corpos, foram recolhidos, também, destroços da aeronave e a expectativa é de que serão recolhidos outros corpos de vítimas ainda hoje.

Roda Viva

E, depois de ter sido o entrevistado de domingo passado no Canal Livre, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, estará amanhã no centro do Roda Viva, a partir das 22h10 na TV Brasil.

Mangabeira Unger no Canal Livre


O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, é o convidado de hoje do Canal Livre.
às 23h na Band.

José Pelúcio, de novo.

Segundo o Blog das meninas superpoderosas, a Fundação José Pelúcio já é uma velha conhecida do pessoal de Garotinho. Confira aqui.

Liberados

Depois da operação "Alta Tensão" da Polícia Civil, na qual foram presos o ex-presidente da Campos Luz, Sivaldo Abílio de Oliveira e outros diretores, todos foram liberados por ordem da Justiça e vão responder em liberdade a processos por crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade de documentos públicos e particulares e falsidade ideológica.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Teoria e prática

O ex-governador Garotinho adora defender a ética na imprensa, mas só quando ele se acha vítima. Há poucos anos fez greve de fome para que as Organizações Globo lhe dessem espaço para se defender de uma série de matérias apontando irregularidades nos contratos do governo dele com diversas ONGs.
Ontem teve a oportunidade de mostrar que, na condição de radialista, pode agir de forma diametralmente oposta à que externamente defende.
Durante seu programa, na Rádio Manchete e reproduzido pela Diário FM, Garotinho comentava notícias que circulavam na blogosfera campista sobre um boato (não confirmado) da suposta prisão do vereador Marcos Bacellar (PTdoB) na operação "Alta Tensão". Minutos depois, Garotinho chamou um ouvinte, de Campos, que estava ao telefone e, para surpresa de todos o ouvinte se identificou:
— Garotinho, é Marcos Bacellar, Garo...
— Corta, tira do ar... agiu rápido o apresentador.
Logo depois o próprio Garotinho explicou que não permite que um ouvinte se apresente com um nome e na hora de falar é outra pessoa. E falou especificamente sobre a entrada de Bacellar no ar e voltou a dizer que o vereador estaria envolvido com um esquema de corrupção em Campos.
Ora, se o radialista Garotinho estava tão preocupado em saber se Bacellar estava ou não preso, por que não deixou que o mesmo se explicasse?
Independente de ter ou não culpa do cartório, Bacellar, Garotinho e qualquer outro cidadão tem direito de se defender quando citado em qualquer órgão de comunicação.
Garotinho, que quando vítima faz greve de fome, como algoz manda a ética às favas.

Liberado ex-diretor da Campos Luz

Dos ex-diretores da Campos Luz presos hoje de manhã na Operação Alta Tensão, um foi liberado agora há pouco por ordem judicial: Jaime Fiúza.

Tensão continua

Depois da Fundação Zumbi dos Palmares e Campos Luz, vem chumbo grosso contra a administração da Guarda Municipal no (des) governo Mocaiber.

Alta tensão 3

Um dos advogados de Sivaldo Abílio, Salatiel Pizzeli, disse agora há pouco à uma colega do Monitor Campista, que espera para amanhã o julgamento do habeas corpus impetrado no Tribunal de Justiça. Além de Sivaldo,a filha dele, a engenheira Janaína Velasco, ex-diretora da Campos Luz.

Alta tensão 2

Advogados do ex-presidente da Campos Luz, Sivaldo Abílio, esperam conseguir habeas corpus ainda hoje e evitar que ele seja levado para a prisão.

Alta tensão 1

Da Radiobrás
Brasília - A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu hoje (5) quatro pessoas em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, por suspeita de desviar cerca de R$ 40 milhões dos cofres públicos. Entre os presos, está o presidente do PC do B local, Sivaldo Abílio de Oliveira, que já foi presidente da empresa Campos Luz, responsável pela iluminação pública do município.
Também foram presos três ex-funcionários da empresa: Janaína Velasco de Oliveira, filha de Sivaldo, Altair Peçanha Rangel e Italamei Barroso Falcão.
Os quatro são suspeitos dos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade de documentos públicos e falsidade ideológica.Segundo a Polícia Civil, nove empresas sediadas em Campos são acusadas de atuarem no esquema que superfaturava obras no município. Todas elas foram lacradas hoje pelos policiais. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça, em Campos.
Obs.: Sivaldo é do PTdoB e não PCdoB como consta na nota.

Alta tensão

Do site oficial da Polícia Civil (aqui)
Cerca de 150 policiais civis, de seis delegacias do interior e nove especializadas, realizaram, na manhã desta sexta-feira, uma operação, denominada Alta Tensão, para cumprir 23 mandados de busca e apreensão e sete de prisão, expedidos pela Justiça, em Campos dos Goytacazes.
Quatro pessoas foram presas, incluindo o atual presidente do PT do B, Sivaldo Abílio de Oliveira, 67 anos, e ex-presidente da empresa Campos Luz, responsável pela manutenção e reparos da iluminação na cidade de Campos. Ele é acusado de desviar cerca de R$ 40 milhões dos cofres públicos.
Também foram presos Janaína Velasco de Oliveira, 36 anos, filha de Sivaldo, Altair Peçanha Rangel, 52 anos, e Italamei Barroso Falcão, 39 anos, todos eles ex-funcionários da empresa Campos Luz. Os quatro foram autuados pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade de documentos públicos e particulares e falsidade ideológica.
De acordo com o delegado da 147ª DP (São Francisco de Itabapoana), Ivaílson Moreira Sardinha, as investigações tiveram início em fevereiro último, quando foi aberto um inquérito policial para apurar uma série de denúncias envolvendo desvios de verbas públicas naquele município.
- Na última semana da gestão de Sivaldo à frente da Campos Luz foram desviados cerca de R$ 7 milhões”, revelou o delegado, responsável pelas investigações na 134ª DP (Campos dos Goytacazes).
Nove empresas situadas em Campos, que atuavam como "fantasmas" e envolvidas em superfaturamento de obras, foram lacradas pela polícia. Entre as firmas estão a Agência de Talentos e Produções e Eventos Ltda., Nova Aliança Construções e Serviços Ltda., Ouro Negro Assistência e Consultoria, Fidalcon Construtora Ltda., Flavan Comércio de Peças e Material de Limpeza Ltda., Engenharia Monte/P. Magalhães Montagem e Construção Ltda., PH Paes Construtora Salles, e Flecha Dourada de Campos Ltda.
Na ação foram apreendidos 23 veículos, sendo nove caminhões de grande porte, 11 carros, duas motos, um trator. Também foram arrecadados cinco armas, munições, dois cofres, notebooks, cerca de 20 CPUs, 50 aparelhos celulares, além de eletrodomésticos, dinheiro e jóias. Os agentes também apreenderam equipamentos de um estúdio de som, em Campos.
Os policiais também realizaram buscas e apreensões em quatro endereços na cidade do Rio, sendo dois em Copacabana, um na Urca e outro no bairro de Santa Rosa, em Niterói.
Participaram da ação, policiais da 134ª DP (Campos dos Goytacazes), 141ª DP (São Fidélis), 145ª DP (São João da Barra), 146ª DP (Guarus), 147ª DP (São Francisco de Itabapoana), e da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (4ª CRPI).
Os agentes contaram com o apoio de policiais da Polinter, das Delegacias de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), Roubos e Furtos (DRF) Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), Homicídios (DH), Fazendária (Delfaz), Defraudações (DDEF), com auxílio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Também foram usados 40 viaturas, três reboques, um caminhão baú e um helicóptero Águia.

É só o começo...

César Ferreira/arquivo do Blog
O ex-presidente da Campos Luz e ex-vereador Silvaldo Abílio de Oliveira aparece nesta foto de arquivo com o então prefeito Alexandre Mocaiber num evento no ano passado na Praça do Santíssimo Salvador.
Como se sabe, Sivaldo foi preso hoje pela Polícia Civil na operação "Alta Tensão", acusado de ter participado de um esquema de desvio de verbas das companhia que presidia. Além do inquérito policial, uma CPI da Câmara Municipal também investiga denúncia de irregularidades na Campos Luz.
Mocaiber, também como sabe, é réu numa ação proposta pelo Ministério Público Federal e acatada pela Justiça Federal por formação de quadrilha e fraude à licitações. O procurador do MPF, Eduardo dos Santos Oliveira, já pediu, pelo menos três vezes, a prisão preventiva do ex-prefeito.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Liberdade de imprensa

Recebi, de um colega jornalista que pede para não ser identificado, o seguinte e-mail:
Acabou de acontecer um fato lastimável comigo nesse exato momento, o qual relatarei a seguir, e se for de seu interesse em publicar no seu BLOG, um dos mais acessados de Campos, agradeceria em nome da cidadania e do respeito ao próximo. Vamos lá:
Por volta das 8 horas um ônibus que presta serviços a Auto-Pista Fluminense deu um defeito grave. Soltou uma peça e perdeu a direção, invadindo a calçada de encontro aos Correios e Telégrafos na Rua Rocha Leão. O episódio, graças ao BOM DEUS, não teve consequencias maiores, nem vítimas.
Os funcionários foram levados por outro ônibus tempo depois; Como sou jornalista e tenho um Blog, além de me considerar da Rede Blog de Campos, fui devidamente identificado com minha carteira de jornalista, junto com meu filho, registrar o ocorrido;
Mas, sai correndo e ameaçado com seguranças do Sr. Cláudio, que se não for o dono da empresa se fez passar por tal, atrás da minha máquina, com a mão numa bolsa tipo polchete. Corri e me acolhi na casa de minha mãe de 91 anos de idade: Acionei a Polícia Militar, que após ouvir vários insultos a minha pessoa e a minha família, fez com que eu apagasse as fotos, para evitar a ocorrência na DP;
Os funcionários da empresa agregada me ameaçaram e fazem plantão em frente a casa de minha mãe.
Peço que não me identifique por motivos óbvios, mas com certeza é uma falta de respeito e um crime o que fizeram comigo, e consequentemente com toda sociedade.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sem pausa

A prefeita Rosinha Garotinho não fez uma pausa em sua agenda esta semana conforme este Blog informou agora há pouco (aqui).
Segundo o portal da PMCG (aqui) Rosinha está em Brasília e foi recebida hoje pelo ministro da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin.

Mineiro

Marcello Casal Jr/ABr


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), reconheceu hoje que as chances de o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ser o candidato do partido às eleições presidenciais do próximo ano são maiores do que a candidatura dele próprio. “A probabilidade de o Serra ser candidato hoje é maior do que a de eu ser candidato”, disse em entrevista ao programa "3 a 1", da TV Brasil, que vai ao ar hoje às 22h.
Se não for conversa de mineiro, o PSDB já decidiu enfrentar Dilma Rousseff com Serra.

Pausa

Depois de cinco meses de agenda intensa de viagens e reuniões, a prefeita Rosinha deu uma pausa esta semana e não teve nenhum compromisso oficial desde segunda-feira.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tempo escasso

Há dias este Blog está sendo atualizado com frequência inferior à desejada pelo autor. E deve continuar assim nos próximos dias, ou semanas, devido ao volume de atividades superior ao recomendado pelo bom senso.
Mas a situação é provisória...

sábado, 30 de maio de 2009

Gabriela, fundadora da Daspu, no Roda Viva



Nesta segunda-feira (01/06), o programa Roda Viva sabatina Gabriela Leite, prostituta Justificaraposentada e fundadora da grife Daspu e da ONG Davida.
Autora da recém-lançada autobiografia "Filha, Mãe, Avó e Puta", Gabriela tornou-se prostituta no final da década de 60, enquanto cursava a faculdade de Sociologia na USP. Hoje, considera-se aposentada e se dedica a defender a regulamentação da profissão por meio da ONG Davida, fundada por ela em 1992, e da grife Daspu, inaugurada em 2005 com o objetivo de gerar visibilidade e recursos para os projetos da ONG.
Entrevistadores: Margareth Rago, professora titular do departamento de história da Unicamp e autora do livro Os Prazeres da Noite: Prostituição e Códigos de Sexualidade Feminina em São Paulo (1890 a 1930); Kátia Mello, editora de comportamento da revista Época; Sergio Torres, repórter da sucursal do Rio de Janeiro do jornal Folha de S. Paulo; e Carla Gullo, redatora chefe da revista Marie Clarie.
(Com informações da assessoria da TV Cultura)

Presidente da Petrobras no Canal Livre

Marcelo Casal ABr

O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, é o entrevistado do Canal Livre deste domingo. Às 23h30, Band.

Revistas semanais (capas)




Alencar retorna e assume interinamente amanhã

Brasília - O vice-presidente José Alencar chega hoje (30) ao Brasil depois de dar início a um Justificartratamento experimental contra o câncer na região abdominal, em Houston, nos Estados Unidos, segundo informou sua assessoria. A chegada a Brasília está prevista para às 21h. Ele continuará o tratamento no Brasil.

Amanhã (31), Alencar já assume a Presidência da República durante o giro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por El Salvador, Guatemala e Costa Rica. Lula estará de volta na próxima quinta-feira (4).
Os últimos exames do vice apresentaram a volta de 18 tumores no abdômen. Uma nova cirurgia foi descartada e os médicos optaram por um remédio em fase de teste no Centro Oncológico M. D. Anderson. Na viagem aos Estados Unidos, Alencar foi acompanhado pelo diretor de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Hoff.
Em janeiro deste ano, Alencar enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores. O vice luta contra a doença há 12 anos.

(Da Radiobrás)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Geni

A CPI da Campos Luz dá sinais de que estaria procurando um culpado para as mazelas que estão sendo investigadas e colocar nos costas dele todas as culpas e aliviar a barra dos demais beneficiados: É o ex-prefeito Alexandre Mocaiber, que, inclusive, deve ser convocado para depôr na próxima semana.

Campos e o Piauí

Do Blog do Cléber Tinoco (aqui):

Quarta-feira, 27 de Maio de 2009

Campos gastará mais com publicidade do que o Estado do Piauí

Em todos os três níveis de governo há uma tendência clara de se investir mais e mais em propaganda. Não existe preocupação alguma de aplicar o dinheiro público com eficiência. Num país em que se trabalha quase 5 meses do ano para pagar tributos, o Poder Público poderia prestar bons serviços ao cidadão. Infelizmente a realidade impõe aos mais afortunados até a contratação de serviços básicos de assistência à saúde, de educação e, não raro, de segurança. Em meio a tantos problemas sociais e de inúmeras carências torna-se difícil assistir impassível o desembolso de milhões de reais com publicidade governamental. O Estado do Piauí parece ser uma exceção neste país de governantes perdulários, pois com um orçamento de mais de 4 bilhões de reais, destinou 6 milhões às campanhas publicitárias deste ano de 2009. O Município de Campos, que tem um orçamento de 1,5 bilhão de reais, pretende despender 15 milhões com publicidade este ano.
Postado por Cleber Tinoco às 21:24

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Prevaleceu o bom senso

Gerson Gomes/Secom/PMCG
Cristina Salgado, presidente do São José Operário assinou o coinvênio hoje à tarde com a PMCG

Do Portal da PMCG:


A Prefeitura de Campos assinou no início da tarde desta quarta-feira (27), o convênio de um ano com o Serviço Social São José Operário, que atende 186 portadores de deficiência visual e deficiências múltiplas. A instituição receberá R$ 360 mil, em oito parcelas.
O convênio, entre a instituição e a secretaria municipal de Família e Assistência Social, através do Conselho de Assistência Social, foi assinado com a Assessoria Técnica da Procuradoria Geral do Município, sem solenidade, devido à urgência do caso. Segundo a presidente da entidade, Cristina Rodrigues Gomes, o Educandário recebe uma verba no valor de R$ 2.500 do governo federal, mas sua sobrevivência depende da parceria com o governo municipal.
O Serviço Social São José Operário atende 86 portadores de deficiência visual e outros 100 portadoras de deficiências múltiplas, com nove programas especiais, entre eles, Equoterapia, informática no sistema duas vozes, atividades para a vida diária e estimulação precoce para crianças de 0 a 5 anos. Além disso, oferece o curso profissionalizante "Câmara Escura", para deficientes visuais, que aprendem revelação de raio X.
A assinatura do convênio vai garantir ainda, a manutenção dos assistidos que moram na instituição. A primeira parcela, no valor de R$ 150 mil, referente aos cinco primeiros meses do ano, estará disponível dentro de 10 dias. O restante será pago em parcelas de R$ 30 mil mensais até o mês de dezembro.

Cabral proíbe celulares nas salas de aula

Agora é lei. O governador Sérgio Cabral Filho sancionou ontem lei que proíbe "o uso de telefones celulares, walkmans,diskmans, Ipods, MP3, MP4, fones de ouvido e/ou bluetooth, game boy, agendas eletrônicas e máquinas fotográficas,nas salas de aulas, salas de bibliotecas e outros
espaços de estudos, por alunos e professores na rede pública estadual de ensino..."

Clique na imagem abaixo para ver a publicação na edição de hoje do Diário Oficial.


PMDB no poder

Rodrigues Pozzebom/ABr

Com o vice-presidente José Alencar nos Estados Unidos, o PMDB vai, finalmente, ocupar a presidência da República. Será na próxima semana, entre os dias primeiro e três de junho, quando Michel Temer, presidente da Câmara assumir o cargo, interinamente, durante a viagem de Lula a El Salvador, Guatemala e Costa Rica.
Em se tratando de PMDB, todo cuidado é pouco.

(Ver atualização aqui)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Blog memória

Dois momentos dos velhos e bons tempos de Campos dos Goytacazes, o Canal Campos-Macaé e o Mercado Municipal.
As fotos foram enviadas pelo Pedro Victor.






STJ manda soltar Álvaro Lins


O ex-chefe de Polícia Civil dos governos Garotinho e Rosinha e deputado estadual cassado, Álvaro Lins, conseguiu hoje decisão favorável do STJ para ganhar liberdade provisória. Lins, está preso há quase um ano, após denúncia do Ministério Público no Tribunal Regional Federal (TRF) e acusado de integrar uma suposta quadrilha formada principalmente por policiais que agiria no estado do Rio de Janeiro.

Veja abaixo matéria publicada agora há noite no site do STJ.
26/05/2009 - 18h37

Sexta Turma concede liberdade a Álvaro Lins



Álvaro Lins dos Santos, ex-diretor da Polícia Civil do Rio de Janeiro e ex-deputado estadual, conseguiu hoje a liberdade provisória. Ele deverá ser solto, salvo se houver outro decreto de prisão. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça concedeu pedido de habeas corpus ao ex-parlamentar por maioria de votos. Ficaram vencidos os ministros Paulo Gallotti e Og Fernandes.

Após ter sido interrompido três vezes por pedido de vista, o julgamento foi concluído hoje com o voto de desempate do desembargador convocado Celso Limongi, que acompanhou o relator, ministro Nilson Naves, e a ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Álvaro Lins é acusado de formação de quadrilha, facilitação de contrabando, lavagem de dinheiro e corrupção ativa, entre outros delitos. Em maio de 2008, ele e outros sete réus foram denunciados pelo Ministério Público no Tribunal Regional Federal (TRF) acusados de integrar uma suposta quadrilha formada principalmente por policiais que agiria no estado do Rio de Janeiro. O grupo teria ligações com as milícias armadas do estado e foi investigado numa operação da Polícia Federal.

Na época, Álvaro Lins ocupava o cargo de deputado estadual na Câmara Legislativa. Em 12 de agosto do mesmo ano, seu cargo foi cassado e o processo foi encaminhado pelo TRF à 3ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Lá foi decretada a sua prisão preventiva, estando o réu preso desde então. A possibilidade de ele vir a prejudicar o processo e o clamor público foram alguns dos argumentos para a detenção.

Em razão da remessa do processo da 3ª Vara para a 4ª Vara Criminal do TJRJ, o ex-deputado pediu a anulação de todas as decisões da 3ª Vara, entre elas a prisão preventiva. Outra alegação é o excesso de prazo da prisão e concessão de liberdade a outros envolvidos.

O ministro Nilson Naves foi favorável à concessão da liberdade provisória. Para ele, o STJ é competente para julgar o caso porque, mesmo tendo o processo sido remetido à Justiça comum, já há decisão de segunda instância. O relator considerou que a fundamentação da prisão preventiva era insuficiente e que Álvaro Lins deveria ter o mesmo benefício concedido a outros denunciados. Após pedido de vista, a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o desembargador convocado Celso Limongi acompanharam o voto do relator.

A divergência foi inaugurada pelo ministro Paulo Gallotti. Para ele, a competência para julgar a questão seria do TRF e, por isso, ele não conheceu do pedido. A tese foi acompanhada pelo ministro Og Fernandes.

Cheque Cidadão

Foto: Gerson Gomes/Secom/PMCG
A prefeita Rosinha Garotinho lançou hoje o Cheque Cidadão Municipal em cerimônia no no palco Trianon. 25.007 famílias serão beneficiadas. O valor do benefício de cada cheque é de R$ 100.
O Bispo tradicionalista catrólico, Fernando Rifan, da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, um dos convidados, fez parte da mesa, ao lado do secretário de governo, Roberto Henriques.
Aliás, a pedido de Henriques, a prefeita cantou uma música evangélica.

Cadê a sensibilidade?

O Educandário São José Operário, entidade com quase 50 anos de serviços prestados à comunidade campista, pode fechar as portas nas próximas horas por absoluta falta de condições financeiras, deixando ao desamparo 190 deficientes visuais. Vinte e dois funcionários estão com salários atrasados há seis meses porque, a Prefeitura de Campos não vem honrando o convênio assinado e através do qual repassaria R$ 36 mil por mês à entidade.
Instituições como Apoe, Apape, Casa Irmãos da Solidariedade, São José Operário, Asilo do Carmo, só para citar algumas, trabalham com segmentos mais sensíveis e desprotegidos da sociedade, por isso, deveriam receber da Prefeitura de Campos um tratamento mais digno.
Se os economistas da prefeita Rosinha fizessem uma conta rápida, chegariam à conclusão de que é muito mais barato para a prefeitura repassar recursos para entidades dirigidas por pessoas abnegadas como D.Diva Goulart, Fátima Castro e Cristina Salgado, do que arcar diretamente com programas específicos para idosos, portadores de necessidades especiais, portadores do HIV e outros que também precisam de apoio especial para sobrevivência e exercício da cidadania.
Mas parece que nem isso essa gente consegue ver mais.
Que a prefeita ouça mais a voz da sua sensibilidade de mulher e de mãe e menos os assessores com seus frios números.

Do Diário Oficial (1)

Enquanto não faz a licitação para uma das maiores contas publicitárias do interior do país (cerca de R$ 15 milhões), a Prefeitura de Campos já tem escolhida uma agência para preparar a primeira campanha publicitária do governo Rosinha. Campanha tímida, é verdade, afinal, são apenas R$ 78,3 mil e específica para o lançamento do programas de casa populares.
Abaixo, o ato de homologação da licitação (carta convite), publicado hoje no Diário Oficial.


Do Diário Oficial

Está na edição de hoje do Diário Oficial do Município: A Prefeitura de Campos contratou, por R$ 665.100,00 uma empresa "especializada para a prestação de serviços de poda de árvores, retirada de galhos secos, retirada de parasitas, tratamento fitossanitário, com aplicação de inseticida e fungicida nas árvores localizadas em vias públicas urbanas, nos próprios
da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes e instituições conveniadas localizadas no Distrito sede e demais distritos, plantio de 2000 árvores e retirada de 500 árvores morta
s...". Veja extrato abaixo:

Hoje tem...

Se alguém se interessar pelo trabalho dos vereadores de Campos clique aqui para ter acesso a pauta da sessão de hoje. São tantas moções...
E, quem é assinante da ViaCabo TV pode assistir a sessão, ao vivo, pela UniTv, canal 15.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ellen Gracie perde disputa por vaga na OMC

O Brasil perdeu a vaga que disputava no Órgão de Apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A ministra Ellen Gracie, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), havia sido indicada pelo governo brasileiro para substituir o também brasileiro Luís Olavo Baptista, que deixou o órgão no começo do ano.
Hoje (25), em Genebra, o mexicano Ricardo Ramirez, ex-conselheiro do ministro da Economia do México, foi anunciado como novo juiz do Órgão de Apelação – última instância decisória da OMC no caso de contensiosos comerciais.
(Da Radiobrás)

Mocaiber vai ter 10 dias para defesa

Com a decisão do juiz da 1ª Vara Federal, Fabricio Antônio Soares (confira aqui), o ex-prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber passa a condição de réu de ação penal por crimes de formação de quadrilha (duas vezes), corrupção passiva (duas vezes), dispensa indevida de licitação (seis vezes) e fraude a licitação (seis vezes).
A partir da notificação, Mocaiber tem 10 dias para apresentar defesa e o procurador da República, Eduardo Santos Oliveira, autor da ação, não desistiu do pedido de prisão preventiva, negada, mais uma vez, pelo juiz.

Justiça federal aceita denúncia contra Mocaiber, mas indefere pedido de prisão

Do Portal do MPF
MPF/RJ: Justiça recebe denúncia contra ex-prefeito de Campos
25/5/2009 12h31
Mocaiber responde a processo penal por desvio de verbas da saúde
A Justiça Federal em Campos (RJ) acolheu a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-prefeito Alexandre Mocaiber pelo desvio de recursos do Programa de Saúde da Família (PSF) apurado na Operação Telhado de Vidro. Com o recebimento da denúncia, oferecida pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, Mocaiber passa a responder a um processo penal na 1ª Vara Federal de Campos (nº 2007.51.03.004179-3).
Mocaiber foi denunciado pelos crimes de formação de quadrilha (duas vezes), corrupção passiva (duas vezes), dispensa indevida de licitação (seis vezes) e fraude a licitação (duas vezes). Ao receber a denúncia, o juiz da 1ª Vara Federal de Campos indeferiu por ora o pedido de prisão preventiva do ex-prefeito. A participação do réu em duas quadrilhas foi verificada a partir de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça.
A primeira quadrilha direcionava processos com ou sem inexigibilidade de licitação para eventos artísticos, beneficiando sempre os mesmos integrantes do grupo criminoso. Uma empresa intermediadora era contratada para negociar com o empresário exclusivo de algum artista, de interesse da prefeitura de Campos, sendo que os contratos tinham valores pelo menos 60% superiores aos contratados com o empresário do artista.
A segunda quadrilha usava indevidamente a Cruz Vermelha Brasileira (filial Nova Iguaçu) e a Fundação José Pelúcio, que eram beneficiadas por dispensa de licitação pelo então prefeito de Campos. O objeto desses contratos era a terceirização de pessoal, sem concurso público, em parte mantidos com a verba do Programa Saúde da Família, custeada pelo Ministério da Saúde."A acusação é sólida e baseada em vários meses de investigação na Operação Telhado de Vidro, que reuniu uma farta documentação sobre os ilícitos cometidos.
Por isso, vemos o recebimento desta denúncia como um passo a mais no combate à corrupção no norte fluminense", afirma o procurador Eduardo Santos de Oliveira.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2107-9488/ 9460

Revistas semanais (semanais)







domingo, 24 de maio de 2009

Collor hoje no Canal Livre



O ex-presidente Fernando Collor é o convidado de hoje do Canal Livre. Senador pelo PTB de Alagoas, Collor é um dos integrantes da tropa de choque do governo Lula na CPI da Petrobras.

Ah! o tempo....

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Emergência!!!

Matéria na íntegra aqui:

Lançamento do PSOL

O lançamento do PSOl em Campos está confirmado para a próxima-sexta-feira, dia 29, às 19h, segundo informa o professor Maycon Bezerra de Almeida do Blog Razão e Crítica (aqui). Só mudou o local: vai ser na sede do Sindicato dos Servidores da Educação Básica Federal - SINASEFE - na Rua Álvaro Tâmega, entre o Restaurante Paparazzi e o Sesc.
Confirmadas as presenças do deputado federal Chico Alencar e do deputado estadual Marcelo Freixo.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sivaldo em quadrinhos

Sivaldo em HQ. (aqui).

Justiça condena 17 pelo acidente no Paraíba em 2003

21/5/2009 12h52

Justiça executa 17 réus, que têm 15 dias para compensar dano ambiental

A Justiça Federal em Campos (RJ), a pedido do Ministério Público Federal (MPF), determinou aos 17 condenados pelo acidente de Cataguases, que poluiu o Rio Paraíba do Sul em 2003, o pagamento conjunto de R$ 170 milhões de indenização. Condenados pela 2ª Vara Federal de Campos em 2007, os réus têm prazo de 15 dias para fazer o depósito sob pena de multa de 10%. Foram executadas as Indústrias Matarazzo de Papéis, Matarazzo IRFM, Indústrias Cataguases de Papel, Florestal Cataguases, a Iberpar Empreendimentos, a Vecttor Projetos, o Ibama, a União, o estado de Minas Gerais, Maria Pia Esmeralda Matarazzo, os sócios das Indústrias Cataguases e três servidores do Ibama (processo 2005.51.03.001143-3).

O procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, autor da ação civil pública indenizatória, considera que a execução, embora não encerre o caso, é uma importante vitória para a preservação ambiental. "A determinação deste pagamento reforça a consciência ambiental e contribui para construir uma mentalidade preventiva, já que é uma vitória contra a impunidade", afirma Oliveira.
A matéria do stte do MPF na íntegra (aqui).

SJB: Royalties - Mais R$ 5 milhões

A Prefeitura de São João da Barra recebeu hoje mais R$ 5.282.822,03 de royalties do petróleo e já acumula, só em 2009, quase R$ 60 milhões.

Já passou da hora de os sanjoanenses exigirem da prefeitura transparência nos gastos. É muito dinheiro para um município tão pequenos e com problemas tão grandes.

Royalties - dinheiro em caixa

A Prefeitura de Campos recebeu hoje da Agência Nacional do Petróleo (ANP), mais R$ 31.652.349,12 de royalties sobre a produção de petróleo na Bacia de Campos no mês de março. O valor é cerca 20% maior que os R$ 26 milhões pagos no mês passado.
Em 2009 Campos já acumula cerca de R$ 321 milhões, sendo R$ 143 milhões referentes aos repasses mensais dos royalties e mais R$ 186 milhões dos dois pagamentos de participação especial.
Veja a atualização dos valores pagos este ano:

Janeiro - R$ 32.058.732,45
Fevereiro - R$ 25.661.306,06
Março - R$ 27.538.965,23
Abril - R$ 26.521.065,87
Maio - R$ 31.652.349,12


Total.......... R$ 143.432.418,24

Repasse trimestral (ref. 4o. trimestre de 2008) Pago em 10/02/09 - R$ 101.061.292,89
Repasse trimestral (ref. 1º trimestre de 2009) pago em 12/05/2009 - R$ 76.582.579,85


Total geral em 2009 - R$ 321.076.254,98

Fontes: BB/ANP e totalização sob responsabilidade do autor do Blog.

Riobranquense na Blogosfera

Antunis Clayton estreia na blogosfera com seu Riobranquense (aqui). Apaixonado pelo rádio e pelo róseo-negro de Guarus, Antunis é, como diria Nelson Rodrigues, uma "doce figura", talvez uma das mais doces que conheço.
Ele nem sabe, mas sempre me emociona com sua dedicação às filhas Morgana e Lúcia Helena.
Bem-vindo à árida blogosfera com sua doçura, amigo!

Patrulha?

Está publicado no Diário Oficial de hoje (recorte acima):
A Prefeitura de Campos contratou a CONSTRUTORA AVENIDA LTDA. por quase R$ 5 milhões para genericamente desobstruir e limpar estradas e vias na margem direita do Rio Paraíba do Sul.
A contratação foi feita com dispensa de licitação com base num decreto de emergência (262/2008) assinado por Mocaiber em 23/12/2008 por causa das chuvas do final do ano passado e prorrogado por Rosinha através do decreto (036/2009) de 19/02/2009, com vogência até o último dia 19 de maio.
Em tempo 1 - Margem direita é o lado da cidade onde estão os bairros de Santa Cruz até a Baixada Campista.
Em tempo 2 - Com referência tão genérica para obras de quantia tão vultosa, como será a prestação de contas dessas obras?
Em tempo 3 - Por quê só agora, seis meses depois das chuvas as obras serão feitas?

Boa notícia do dia

Foto: Divulgação Secom/PMCG
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima inaugura neste sábado (23), às 18h, a Casa de Cultura Poeta Antonio Silva, em Conselheiro Josino.O evento será marcado por gincanas de escolas municipais e estaduais, além de shows e apresentações de bandas de fanfarras e teatro.
Segundo o presidente da Fundação, Avelino Ferreira, a casa está sendo preparada para abrigar uma biblioteca, a primeira pública da região Norte do Município, além de contar com um espaço para oficinas, entre elas, de xadrez, dança, teatro e música.
(Com informações da Secom-PMCG)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Convênios - Uenf

A Uenf recebeu, nos dias 11 e 12 deste mês, cerca
de R$ 35o mil referentes a dois convênios com o
Governo Federal (veja abaixo). As informações, do
Portal da Transparência do Governo Federal, são
enviadas por e-mail a qualquer
cidadão que se cadastrar no portal da
Controladoria Geral da União.



Número Convênio: 499292
Objeto: PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA ANP PARA
O SETOR PETROLEO E GAS.
Órgão Superior: MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA
Convenente: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE
FLUMINENSE DARCY RIBEIRO
Valor Total: R$4.313.641,61
Data da Última Liberação: 12/05/2009
Valor da Última Liberação: R$165.406,40
--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 591443
Objeto: PARA FINS DE ATENDER DESPESAS DENTRO DO
PROGRAMA DE CONVENIO PROAP
Órgão Superior: MINISTERIO DA EDUCACAO
Convenente: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE
FLUMINENSE DARCY RIBEIRO
Valor Total: R$1.768.777,50
Data da Última Liberação: 11/05/2009
Valor da Última Liberação: R$184.140,00

Sivaldo na CPI

O ex-vereador e ex-presidente da Campos Luz, Sivaldo Abílio de Oliveira, depois de vários adiamentos, prestou depoimento hoje, por mais de três horas, na CPI da Câmara Municipal que investiga denúncias de irregularidades que teriam ocorrido na empresa de iluminação pública da cidade no ano passado.
Sivaldo negou as denúncias e garante que nunca sacou dinheiro da empresa na boca do caixa, conforme versão de uma das denúncias.
Após o depoimento, Sivaldo contou com a colaboração dos seguranças da Câmara para evitar os jornalistas que o aguardavam e saiu de carona no carro do seu colega de partido (PTdoB), o vereador Marcos Bacellar, um dos integrantes da CPI.

Reflexos da crise

Altamiro Borges, jornalista e secretário de Comunicação do Comitê Central do PCdoB, estará em Campos no próximo dia 5, às 19h, para palestra sobre "A crise e seus reflexos no mundo do trabalho". Vai ser no Sindicato dos Comerciários.


terça-feira, 19 de maio de 2009

Confirmado lançamento do Psol, dia 29

Do Blog do professor Maycon Bezerra de Almeida (aqui):


Festa de lançamento do PSoL na sexta-feira, dia 29/05 às 20:00 hs, na Faculdade de Medicina de Campos (área de lazer da Sociedade Fluminense de Cirurgia e Medicina), com a presença do deputado federal pelo PSoL do Rio de Janeiro, o companheiro Chico Alencar.

Agora vai? 1

O Diário Oficial de hoje publica homologação de resultado do convite nº 024/09 (veja abaixo)para aquisição de equipamentos de informática para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Comunicação Socialno valor de R$ 49.300,10.
Será equipamento para, finalmente, fazer funcionar o "portal da transparência"?



Hoje tem

Hoje tem sessão na Câmara Municipal de Campos, com transmissão ao vivo pelo canal Unitv (15 da ViaCabo), a partir das 17h.
A previsão é de que haverá quórum e, apesar pauta (veja abaixo) ter praticamente moções e indicações, os debates sejam acirrados por conta de um único ítem: a votação em segundo turno do projeto que aumenta o vale-alimentação de R$ 50,00 para R$ 100,00 e muda o nome do programa.

Assim, a pauta da sessão de hoje publicada no site da Câmara (aqui):
Pautas e Atas

Postada em 19/05/2009 às 14h 48min
EXPEDIENTE DA C.M.C.G. 19/05/2009
INDICAÇÕES SIMPLES:VEREADOR ABDU NEME JORGE MAKHLUF NETO -
Processo nº 0928/09/SEC/CMCG – Solicita retorno da ambulância da localidade de São Luiz de Mutuca, no 12º distrito deste Município. -
Processo nº 0929/09/SEC/CMCG – Solicita reforma da pracinha em frente ao posto médico do Jóquei Clube, nesta cidade. - Processo nº 0930/09/SEC/CMCG –
Solicita reforma dos abrigos para passageiros da Rua Dr. Ricardo Quitete, no Jóquei Clube. - Processo nº 0931/09/SEC/CMCG – Solicita permanência de um guarda civil municipal em frente ao Colégio General Dutra, no Bairro do Fundão, em Guarus.
- Processo nº 0932/09/SEC/CMCG – Solicita operação “tapa buracos” no prolongamento da Rua Tte. Cel. Cardoso, nesta cidade.
- Processo nº 0933/09/SEC/CMCG – Solicita construção de abrigo para passageiros no bairro Varanda do Visconde, nesta cidade.

VEREADOR ANTÔNIO MARCOS DA SILVA
- Processo nº 0986/09/SEC/CMCG – Solicita complementação do asfalto da Rua Artur Nogueira, no Parque Esplanada. -
- Processo nº 0987/09/SEC/CMCG – Solicita construção de rede de esgoto no Parque Esplanada. - Processo nº 0988/09/SEC/CMCG – Solicita disponibilidade de caminhão “limpa-fossa” para atender o 7º distrito.
- Processo nº 0989/09/SEC/CMCG – Solicita limpeza geral das ruas de Guandu e Vila da Palha, no 7º distrito.
- Processo nº 0990/09/SEC/CMCG – Solicita manutenção do poço artesiano da localidade de Guandu, no 7º distrito.
- Processo nº 0991/09/SEC/CMCG – Solicita asfaltamento da Rua Joaquim Gomes Crespo, em Travessão de Campos.
- Processo nº 0992/09/SEC/CMCG – Solicita, com a máxima urgência, troca de lâmpadas queimadas em diversas ruas do Km 14, no 7º distrito.


VEREADOR CARLOS ALBERTO MARQUES NOGUEIRA
- Processo nº 0967/09/SEC/CMCG – Solicita limpeza geral da praça e das ruas do Parque Santa Helena, em Guarus.
- Processo nº 0968/09/SEC/CMCG – Solicita limpeza geral da praça e das ruas do Parque Novo Mundo, em Guarus.

VEREADOR JAILDO VIEIRA REIS
- Processo nº 0981/09/SEC/CMCG – Solicita calçamento da Rua São Felipe, em Morro do Coco, 12º distrito.
- Processo nº 0982/09/SEC/CMCG – Solicita construção de um abrigo para passageiros no ponto final da localidade de Morro do Coco, 12º distrito.
- Processo nº 0983/09/SEC/CMCG – Solicita circulação de coletivos maiores no Bairro Novo Jóquei em horário de pico.

VEREADOR JORGE RIBEIRO RANGEL
- Processo nº 0915/09/SEC/CMCG – Solicita construção de um abrigo para passageiros em Valeta, no 4º distrito deste Município.
- Processo nº 0916/09/SEC/CMCG – Solicita reforma da Praça Clodoaldo Neto Monteiro, em Poço Gordo, no 4º distrito deste Município.
- Processo nº 0951/09/SEC/CMCG – Solicita colocação de arrecifes na estiva de Brejo Grande, neste Município.
- Processo nº 0952/09/SEC/CMCG – Solicita colocação de braços de luz nas ruas do Parque Sairu, na localidade de Mundéus, 7º distrito deste Município.
- Processo nº 0953/09/SEC/CMCG – Solicita construção de posto médico, na localidade de Mundéus, 7º distrito deste Município.
- Processo nº 0954/09/SEC/CMCG – Solicita implantação do Projeto EJA – Educação para Jovens e Adultos, na localidade de Mundéus, 7º distrito deste Município.
- Processo nº 0955/09/SEC/CMCG – Solicita limpeza geral, com capina, nos terrenos baldios do Parque Real, em Goitacazes.

VEREADOR JORGE SANTANA DE AZEREDO
- Processo nº 0993/09/SEC/CMCG – Solicita colocação das placas de sinalização: “Proibido Estacionar” e “Sujeito a Reboque” nas ruas desta cidade.

VEREADORA MARIA DA PENHA DE OLIVEIRA MARTINS

- Processo nº 0939/09/SEC/CMCG – Reitera pedido, com a máxima urgência, para o recapeamento asfáltico da Rua Carivaldino Pinto Martins, no Parque Califórnia, nesta cidade.
- Processo nº 0940/09/SEC/CMCG – Solicita, com a máxima urgência, o conserto da ambulância de Ibitioca.

VEREADOR NELSON NAHIM MATHEUS DE OLIVEIRA
- Processo nº 0941/09/SEC/CMCG – Solicita reforma, com colocação de um refletor na praça de esporte do Bragantino Futebol Clube, na Tapera.
- Processo nº 0942/09/SEC/CMCG – Solicita poda das árvores do espaço verde na entrada do Bairro Esplanada, nesta cidade.
- Processo nº 0943/09/SEC/CMCG – Solicita colocação de braço de luz em dois postes no final da Rua Artur Nogueira, no Bairro Esplanada, nesta cidade.
- Processo nº 0944/09/SEC/CMCG – Solicita realização de operação tapa buracos na estrada de Tocos até o Canal das Flechas, neste Município.
- Processo nº 0945/09/SEC/CMCG – Solicita desobstrução da rede de esgoto da Comunidade da Margem da Linha (Tapera), nesta cidade.- Processo nº 0946/09/SEC/CMCG
– Solicita disponibilidade de uma retro escavadeira hidráulica de pneus para atender pequenos produtores de diversas localidades deste Município.
- Processo nº 0947/09/SEC/CMCG – Solicita disponibilidade de um caminhão limpa fossas para atender a Comunidade de Tocos e adjacências.

INDICAÇÃO LEGISLATIVAVEREADOR RENATO BARBOSA GOMES
- Processo nº 0927/09/SEC/CMCG – Encaminha anteprojeto de Lei – Altera a redação do Parágrafo Único do Artigo 94 da lei nº 5.247/91, instituindo a possibilidade de conversão da licença prêmio em pecúnia indenizatória para os Servidores Públicos Estatutários do Município.

REQUERIMENTOS VEREADOR ABDU NEME JORGE MAKHLUF NETO
- Processo nº 0934/09/SEC/CMCG – Moção de congratulações com o Sr. Zenilton Dumas Neto, pelo seu aniversário.
- Processo nº 0935/09/SEC/CMCG – Moção de congratulações com a Sra. Márcia Ângela Freitas Arêas, pelo seu aniversário.
- Processo nº 0936/09/SEC/CMCG – Moção de congratulações com o Dr. Celmo Ferreira de Souza, pelo seu aniversário.
- Processo nº 0937/09/SEC/CMCG – Moção de congratulações com a Sra. Atauly Gomes de Freitas, pelo seu aniversário.

VEREADOR JAILDO VIEIRA REIS
- Processo nº 0984/09/SEC/CMCG – Voto de pesar pelo falecimento da Sra. Etonina Borges de Araújo Silva.
- Processo nº 0985/09/SEC/CMCG – Moção de aplausos ao Dr. Irineu Dias, pelo seu excelente trabalho social em Palmares.

OBJETOS DE DELIBERAÇÃO GABINETE DA PREFEITA
- Projeto de Lei nº 0048/09 – Acrescenta o artigo 40-A a Lei Municipal nº 8.078/2009.

VEREADOR ANTÔNIO MARCOS DA SILVA- Projeto de Lei nº 0044/09 – Concede desconto a título de Imposto Predial e Territorial urbano às pessoas jurídicas que admitirem jovens a procura do primeiro emprego.
- Projeto de Lei nº 0045/09 – Reserva 20% (vinte por cento) das vagas das empresas financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento de Campos – FUNDECAM ao primeiro emprego para jovens até 29 anos de idade.

VEREADOR JORGE RIBEIRO RANGEL
- Projeto de Decreto Legislativo nº 0040/09 – Concede a Ordem do Mérito Doutor Paulo Pinto ao Sr. Fernando da Silveira.
Sala das Sessões, 19 de maio de 2009.
ALTAMIR BÁRBARA- 1º Secretário -
RP.ORDEM DO DIA - OFICIAL - C.M.C.G. 2º TURNO

GABINETE DA PREFEITA-
Projeto de Lei nº 0039/09 – Altera a redação dos artigos 1º e 3º da Lei Municipal nº 7.956/2007.
Sala das Sessões, 19 de maio de 2009.
ALTAMIR BÁRBARA- 1º Secretário - RP.
..............................................................................

Postada em 19/05/2009 às 14h 48min

Blog memória

Jane Nunes, a nova blogueira e jornalista de primeira, com Rosinha. O ano é 1997 e o evento é a tradicional Feijoada da Folha da Manhã. Jane era secretária de Promoção Social e Rosinha a primeira-dama do município.
Ah! o tempo....

De casa

Depois de publicado aqui no Blog, no último dia 13, que o nome do secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Campos, Paulo Feijó, estava sendo publicado errado no Diário Oficial do Município, no dia seguinte foi feita a correção. Veja abaixo:




Agora vai?

O Diário Oficial do Município publicou hoje a portaria 170/2009, da prefeita Rosinha Garotinho, determinando que todos os dirigentes, presidentes e diretores das entidades da Administração
Indireta do Município, incluindo os fundos especiais, devem encaminhar, diariamente, relatório das receitas e despesas efetivadas à Secretaria Municipal de Finanças, com cópia para o Gabinete
do Prefeito.
Será que, de quebra, vão aproveitar esses dados para alimentar o natimorto portal da transparência?

Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Álvaro Dias no Roda Viva

Diferente do que foi anunciado, ontem, no portal da Tv Cultura, quem é o entrevistado do Roda Viva de hoje é o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná e autor da CPI que vai investigar a Petrobrás.
Até ontem o site da TV anunciava que o entrevistado seria o prêmio nobel de economia, conforme anunciado aqui no Blog, Robert Mundell.

Brasília: Eles fazem a bandalha mas quem cai é Caetano

O cantor Caetano Caetano Veloso,caiu do palco num show no último sábado em Brasília. Ele cantava "Força Estranha", deu alguns passos a mais e caiu do palco. Com o charme que o carecteriza, Caetano, terminou de cantar (já estava no bis) e foi embora.
A cena, gravada por expectador, já está no Uol e pode ser vista abaixo:


Blog memória

Foto:Wellington Rangel
A foto acima foi enviada pelo autor, Wellington Rangel, o nosso Peninha, um dos melhores repórteres-fotográficos que já atuou em Campos.
É uma foto histórica, que foi publicada na Folha da Manhã, e mostra o então governador Antônio de Pádua das Chagas Freitas tomando banho no Rio Paraíba com uma bermuda emprestada por um pescador.
Era final dos anos 70 ou início dos 80 e um vazamento de metais pesados (cádmio e zinco) poluira o Paraíba e o abastecimento de água foi suspenso por vários dias e a pesca por meses. Para mostrar a população que o perigo já tinha passado, o governador, posou de bermudas dentro do Paraíba e ainda bebeu um copo de água retirada diretamente do rio.
Além da histórica fotografia, o acidente, provocado pela Companhia Paraíbuna de Metais, foi responsável pelo surgimento de uma ampla campanha por uma nova fonte de captação de água para abastecer a cidade (Lagoa de Cima). O movimento "água boa é da lagoa"morreu depois de eleger alguns políticos que pegaram carona e nosso velho paraíba de guerra continua essa imensa lixeira dos dejetos das indústrias paulistas e fluminenses além do esgoto doméstico de quase uma centena de cidades.

Atualização às 22h40 - Luciano Aquino me corrige: o acidente ocorreu em 1982.

domingo, 17 de maio de 2009

Na mosca

A edição de hoje da Folha da Manhã (aqui) traz matéria sobre as empreiteiras contratadas pela Prefeitura de Campos sem licitação. Há três meses, no dia 27/02/2009, publiquei aqui no Blog, um palpite quanto às empreiteiras favoritas do novo governo.

Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009

As favoritas

Sem talento para charadas, o autor deste Blog assume como palpite a informação recebida hoje de que, as empreiteiras mais, digamos assim, preparadas para assumir o maior número de obras na Prefeitura de Campos são: Avenida, Construsan e Imbé.

Nobel de economia no Roda Viva


Mundialmente conhecido pelas pesquisas que desenvolve, o economista Robert Mundell marca presença na edição de segunda-feira (18/5) do Roda Viva, que vai ao ar a partir das 22h10, na TV Cultura.
Mundell recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 1999, tendo, na época, sido aclamado pela contribuição científica original e inspiradora a geração de pesquisadores. Um de seus estudos mais famosos questionava o momento mais vantajoso para um grupo de países abandonar a política monetária independente e dar origem a um único sistema monetário.
Aos 77 anos, Robert Mundell é professor na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e suas teorias constituem o núcleo do ensino de macroeconomia internacional.
A bancada do programa é formada por Leandro Modé, editor-assistente do caderno de economia do jornal O Estado de S. Paulo; Humberto Saccomandi, editor de internacional do jornal Valor Econômico; José Paulo Kupfer, chefe de redação do departamento de jornalismo da Rede Gazeta de Televisão, comentarista econômico do Jornal da Gazeta e colunista do Portal IG; e Angela Pimenta, editora da sucursal de Brasília da Revista Exame.

(Texto: Assessoria da TV Cultura)

A crise econômica no Canal Livre


O Canal Livre de hoje ouve especialistas e entrevista o economista e ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros (foto) sobre a crise econômica mundial.
Às 23h30 na Band.